Câmara e EBC avançam para receber a TV 3.0 no Brasil

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou nesta 2ª feira (26.jan.2026) que a Câmara dos Deputados e a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) foram autorizadas a utilizar estações-teste de transmissão em São Paulo e Brasília para iniciar a operação da TV 3.0. A decisão foi aprovada por consenso pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV).

As estações foram implantadas pela Seja Digital no âmbito do Projeto de Evolução do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre e vinham sendo usadas exclusivamente para testes técnicos. Com a deliberação, passam a permitir a transmissão contínua de programação das emissoras públicas, sem prejuízo da continuidade dos testes.

Segundo o Gired, as estações deverão ser disponibilizadas à TV Câmara e à EBC com antecedência mínima de um mês em relação à data que ainda será definida pelo governo federal para o início oficial da operação da TV 3.0 no país.

“A medida busca garantir que as emissoras públicas acompanhem o cronograma nacional de implantação da nova tecnologia, avançando de forma coordenada com as radiodifusoras comerciais”, afirmou a Anatel por meio de nota. 

O modelo repete a estratégia adotada na introdução da TV digital no Brasil, iniciada em 2007.

A TV 3.0 terá integração entre radiodifusão e internet, e são prometidas maior qualidade de áudio e vídeo e possibilidade de conteúdos interativos. A expectativa do governo e do setor é que a nova tecnologia amplie a oferta de serviços e modernize a TV aberta brasileira.

Segundo o Ministério das Comunicações, não há planos para desligar o atual sistema de televisão digital (TV 2.0) quando a TV 3.0 entrar em funcionamento. A transição será gradual e será necessário adquirir um conversor. O aparelho terá uma tecnologia chamada Mimo (Multiple-Input Multiple-Output), que utiliza mais de uma antena tanto para transmitir quanto para receber sinais de comunicação sem fio.

As primeiras estimativas indicam que os conversores vão custar cerca de R$ 400. Mas o ministério afirma que a avaliação é prematura. Os valores devem cair progressivamente com a evolução do mercado e o aumento da escala de produção. A expectativa é que, em breve, as televisões já saiam de fábrica com a tecnologia.

Não será necessário ter internet para acessar a TV 3.0. Sem conexão, os televisores exibirão apenas os conteúdos já liberados pelos canais abertos e gratuitos. No entanto, a internet vai oferecer mais opções de conteúdo, como a possibilidade de interatividade com os produtos distribuídos pela TV aberta.

Powered by WPeMatico

Related Posts

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

A Receita Federal negou nesta 3ª feira (17.fev.2026) que houve acesso a dados fiscais sigilosos do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e de familiares. Mais cedo, o STF (Supremo Tribunal Federal)…

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

O pastor Robson Rodovalho, fundador da Igreja Sara Nossa Terra, afirmou nesta 3ª feira (17.fev.2026) que visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso no Núcleo de Custódia do…

You Missed

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Morre Luiz Bangbala, ogan mais antigo do Brasil, aos 106 anos

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro

No “SBT”, prefeito de Salvador se confunde e dá parabéns à “Band”

Candidatos anti-Lula ao Planalto reclamam de desfile na Sapucaí

Candidatos anti-Lula ao Planalto reclamam de desfile na Sapucaí