China passa a taxar contraceptivos para conter queda populacional

A China passou a tributar preservativos e medicamentos e dispositivos contraceptivos depois de revogar uma isenção fiscal que vigorava há 30 anos. A medida entrou em vigor na 5ª feira (1º.jan.2026) e integra a estratégia do governo para enfrentar o declínio populacional. Preservativos e pílulas anticoncepcionais agora pagam IVA de 13%, alíquota padrão para a maioria dos bens de consumo no país.

A decisão se dá depois de a população chinesa encolher pelo 3º ano consecutivo em 2024. Especialistas avaliam que a tendência de queda demográfica deve persistir nos próximos anos, mesmo com as ações adotadas pelo governo. As informações são da Reuters.

A nova tributação atinge consumidores em todo o país, inclusive em grandes centros como Xangai, e afeta principalmente pessoas em idade reprodutiva que usam métodos contraceptivos regularmente.

Nos últimos anos, o governo da China adotou outras medidas para estimular o crescimento populacional. Em 2025, isentou de imposto de renda os subsídios para cuidados infantis e criou um benefício anual voltado à assistência a crianças.

Em 2024, a China lançou políticas classificadas como “favoráveis à fertilidade”, incluindo incentivos no ensino superior. Universidades e faculdades receberam orientação para oferecer “educação para o amor”, com foco em promover visões positivas sobre casamento, fertilidade e família.

Durante a Conferência Central de Trabalho Econômico, realizada em dezembro de 2025, os principais líderes chineses reafirmaram o compromisso de incentivar atitudes positivas em relação ao casamento e à parentalidade, com o objetivo de estabilizar as taxas de natalidade.

A taxa de natalidade na China cai há décadas, em consequência da política do filho único, vigente entre 1980 e 2015, e da rápida urbanização. O alto custo dos cuidados infantis e da educação, a instabilidade no mercado de trabalho e a desaceleração econômica continuam a desestimular jovens chineses a se casar e ter filhos.

Related Posts

EUA bombardeiam embarcações no Pacífico e matam 11 pessoas

O Comando Sul das Forças Armadas norte-americanas bombardeou 3 embarcações no Pacífico e no Caribe na 2ª feira (16.fev.2026), matando 11 homens. As autoridades dos Estados Unidos afirmaram que as…

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), disse nesta 3ª feira (17.fev.2026) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sente inveja da homenagem…

You Missed

EUA bombardeiam embarcações no Pacífico e matam 11 pessoas

Bobsled: Brasil garante melhor resultado no trenó para dois atletas

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

Peru destitui presidente por reuniões secretas com empresário da China

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado