Desfile pró-Lula teve clara conotação eleitoral, afirma PL

O PL anunciou nesta 2ª feira (16.fev.2026) que vai adotar medidas judiciais contra o desfile da Acadêmicos de Niterói no Carnaval de 2026, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. A legenda afirma que a apresentação teve caráter político-eleitoral ao exaltar o petista, que disputará a reeleição, e fazer referências críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em nota, o partido cita o uso de jingle associado a campanhas anteriores, menções a número de urna, referências visuais ao PT e alegorias que destacariam promessas de governo. Para a sigla, o conjunto caracterizaria propaganda antecipada de candidatura e possível abuso de poder político, sobretudo por se tratar de evento com recursos públicos –a escola recebeu R$ 1 milhão da Embratur.

O PL também cita reportagens de veículos de mídia que afirmam que a primeira-dama Janja pediu a empresários que doassem recursos para a Acadêmicos de Niterói: “Para além do financiamento público, agrava o quadro a informação veiculada pela imprensa credenciada de que a própria Presidência da República acionou empresários com contratos e interesses na administração federal, para que doassem dinheiro à escola”

A nota acrescenta que “o casal presidencial selecionou e convidou os artistas que desfilaram pela escola”, o que, segundo o PL, indicaria uso da máquina pública com finalidade eleitoral. A legenda declara que o caso é inédito e que precisa ser analisado à luz da jurisprudência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da Oposição no Senado, afirmou que o desfile “ultrapassa todos os limites do razoável” ao ser “transformado em palanque político a favor do presidente”. Segundo ele, “instrumentalizar um desfile — que deveria ser espaço de manifestação artística — para promover autoridade pública, com nítido viés eleitoral, afronta a ética, o equilíbrio democrático e o princípio da isonomia”.

Marinho afirmou que a oposição adotará “todas as medidas judiciais cabíveis, com a provocação da Justiça Eleitoral, para que se apure eventual abuso de poder político e uso indevido de estruturas que deveriam servir a todos os brasileiros”. O senador informou que, caso sejam constatadas irregularidades, devem ser aplicadas as sanções previstas na legislação.

Eis o que disseram outros congressistas do PL:

  • Carlos Portinho (PL-RJ), líder do PL no Senado – disse ao Poder360 que o caso configura “abuso de poder econômico e político”. Ele também criticou o Judiciário e o Ministério Público ao afirmar que “os maiores abusos e crimes têm se tornado banais”;
  • Cabo Gilberto Silva (PL-PB) – líder da Oposição na Câmara – declarou ao Poder360 que o desfile foi “um show de horrores” e classificou o episódio como “desrespeito à fé cristã e ao povo brasileiro”;
  • Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara – escreveu em seus perfis nas redes sociais que, “se o objetivo da Escola de Samba fosse contar a história do Lula, faltou no enredo falar a principal parte, as condenações em 3 instâncias por corrupção e lavagem de dinheiro”.

O Poder360 procurou a Secom (Secretaria de Comunicação Social) para perguntar se o governo federal gostaria de se manifestar a respeito da posição de partidos e congressistas de oposição. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.


Leia mais sobre o Carnaval de Lula:

Powered by WPeMatico

Related Posts

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

A Receita Federal negou nesta 3ª feira (17.fev.2026) que houve acesso a dados fiscais sigilosos do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e de familiares. Mais cedo, o STF (Supremo Tribunal Federal)…

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

O pastor Robson Rodovalho, fundador da Igreja Sara Nossa Terra, afirmou nesta 3ª feira (17.fev.2026) que visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso no Núcleo de Custódia do…

You Missed

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Morre Luiz Bangbala, ogan mais antigo do Brasil, aos 106 anos

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro

No “SBT”, prefeito de Salvador se confunde e dá parabéns à “Band”

Candidatos anti-Lula ao Planalto reclamam de desfile na Sapucaí

Candidatos anti-Lula ao Planalto reclamam de desfile na Sapucaí