Dia em memória do Holocausto relembra judeus mortos na 2ª Guerra

A libertação do campo de concentração de Auschwitz completa 81 anos na 3ª feira (27.jan.2026). A data passou a ser reconhecida como Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto em 1º de novembro de 2005, depois da resolução da Assembleia Geral da ONU. Leia a íntegra do documento (PDF, em inglês – 28 kB).

Auschwitz foi o principal campo de concentração da Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Estima-se que 1,1 milhão de judeus foram assassinados no complexo instalado na cidade polonesa de Oswiecim, segundo o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos. No total, cerca de 6 milhões de judeus morreram.

O Exército Vermelho, da União Soviética, entrou e libertou Auschwitz em 27 de janeiro de 1945. Cerca de 7.000 prisioneiros foram soltos. A 2ª Guerra Mundial na Europa já se encaminhava para o fim. Arquiteto do Holocausto, Adolf Hitler (1889-1945) se matou em Berlim quase 3 meses depois, em 30 de abril de 1945.

Em São Paulo, haverá um ato neste domingo (25.jan) em memória das vítimas do Holocausto. Será realizado a partir das 18h na Sinagoga da Congregação Israelita Paulista, na rua Antônio Carlos, nº 653, na região da av. Paulista. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participa.

De acordo com a CIP (Congregação Israelita Paulista), o ato “reafirma a importância da memória como ferramenta essencial para combater o ódio, o antissemitismo e toda forma de intolerância”. O evento também é organizado por Conib (Confederação Israelita do Brasil), Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo) e StandWithUs Brasil.


Leia mais: 


HOLOCAUSTO & BRASIL

Pesquisa divulgada na 5ª feira (22.jan) mostrou que 59,3% dos brasileiros disseram ter algum conhecimento sobre o Holocausto. O levantamento foi realizado pelo Instituto Ispo nos meses de abril, setembro e outubro de 2025. Foram realizadas 7.762 entrevistas presenciais em 11 regiões metropolitanas do Brasil.

O levantamento foi encomendado por Conib, Memorial do Holocausto de São Paulo, Museu do Holocausto de Curitiba e StandWithUs Brasil. Leia a íntegra do estudo (PDF – 6 MB).

Na avaliação de Sergio Napchan, diretor da Conib, os resultados indicam que ainda é preciso avançar sobre o tema no Brasil. “É preciso fortalecer a atuação junto aos sistemas de ensino, às universidades, às instituições culturais e, especialmente, aos meios de comunicação”, afirmou no dia em que a pesquisa foi divulgada.

No Brasil, as vítimas do Holocausto são homenageadas em 16 de abril, Dia Nacional da Lembrança do Holocausto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que instituiu a data em 29 de julho de 2024.

O dia escolhido para a celebração lembra a data da morte do diplomata brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas (1876-1954), que atuou para salvar pessoas ameaçadas pelos nazistas. Segundo o Museu do Holocausto em Curitiba, Dantas concedeu centenas de vistos aos refugiados judeus, mesmo com orientação oficial contrária.

Powered by WPeMatico

Related Posts

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), disse nesta 3ª feira (17.fev.2026) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sente inveja da homenagem…

Peru destitui presidente por reuniões secretas com empresário da China

O Congresso da República do Peru destituiu o presidente do Congresso e presidente interino da República, José Jerí (Somos Peru, centro-direita), de 39 anos, por meio de uma moção de…

You Missed

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

Peru destitui presidente por reuniões secretas com empresário da China

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Morre Luiz Bangbala, ogan mais antigo do Brasil, aos 106 anos

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro