O Comando Central dos Estados Unidos, o Uscentcom (United States Central Command), informou que 3 caças F-15E Strike Eagle da Força Aérea norte-americana foram abatidos por engano pelas defesas aéreas do Kuwait na manhã desta 2ª feira (2.mar.2026), durante operação militar contra o Irã.
Segundo o comunicado, às 7h03 (horário local, 1h03 em Brasília), as aeronaves sobrevoavam o território kuwaitiano em apoio à Operação Epic Fury quando foram atingidas em um episódio classificado como “fogo amigo”. O incidente se deu durante combate ativo, que incluía ataques de aeronaves iranianas, mísseis balísticos e drones.
De acordo com o Uscentcom, os 6 tripulantes conseguiram se ejetar com segurança. Todos foram resgatados, encaminhados para avaliação médica e estão em condição estável. O comando agradeceu às forças de defesa do Kuwait pelo apoio nas operações de busca e salvamento. A causa do incidente está sob investigação, e novas informações serão divulgadas à medida que estiverem disponíveis.
Mais cedo, o Ministério da Defesa do Kuwait havia informado que “várias” aeronaves militares dos Estados Unidos caíram no país, acrescentando que todos os integrantes das tripulações sobreviveram. O porta-voz da pasta, coronel Said Al-Atwan, declarou que as autoridades iniciaram imediatamente as operações de resgate e que os militares foram transferidos para hospitais. Segundo ele, há coordenação direta com autoridades norte-americanas.
Powered by WPeMatico
