Khamenei ameaça Trump e diz que regime do Irã não será derrubado

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou, nesta 3ª feira (17.fev.2026), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), não conseguirá derrubar o regime iraniano e fez ameaças contra embarcações militares norte-americanas. As declarações vieram durante um pronunciamento transmitido pela televisão estatal, enquanto representantes de Washington e Teerã realizam negociações em Genebra sobre o programa nuclear iraniano.

Segundo informações do G1, em seu discurso, Khamenei dirigiu-se diretamente a Trump. “Há 47 anos os EUA não conseguiram destruir a República Islâmica. Você também não conseguirá fazer isso”, disse o líder supremo, que declarou que o presidente norte-americano tentava “ditar” os resultados das negociações nucleares em andamento.

Em seu discurso, Khamenei ameaçou as forças navais estadunidenses: “O presidente dos EUA diz que o Exército deles é o mais forte do mundo, mas o Exército mais forte do mundo às vezes pode levar um golpe tão forte que não consegue se levantar. (…) Mais perigoso que o porta-aviões deles é a arma que pode enviá-lo ao fundo do mar”.

escalada de tensão

As falas vêm em um contexto de crescente tensão militar entre os 2 países. O governo Trump intensifica a pressão sobre o Irã para encerrar seu programa nuclear, enquanto reforça a presença militar norte-americana no Oriente Médio. As conversações atuais, mediadas pelo Omã, buscam estabelecer limites para as atividades nucleares iranianas.

Um dos principais pontos de discordância nas negociações é o programa de mísseis balísticos iraniano. Khamenei afirmou que este programa “não tem nada a ver” com os EUA, indicando que não pretende incluí-lo nas conversações. Para o líder iraniano, tal capacidade militar é “essencial” como poder de dissuasão, enquanto Washington insiste em incluir este tema nas tratativas.

Mais cedo nesta 3ª feira (17.fev), Teerã determinou o fechamento parcial do Estreito de Orumz por razões de “segurança”. A restrição de navegação foi justificada pela realização de exercícios militares da Guarda Revolucionária Islâmica na região, iniciados na 2ª feira (16.fev). A televisão estatal iraniana divulgou comunicado explicando que a medida segue os “princípios de segurança e navegação”.

O comunicado afirma: “As principais rotas de trânsito do Estreito de Ormuz estão sob o controle da Marinha da Guarda Revolucionária Islâmica e o Irã não tem linhas vermelhas quando se trata de salvaguardar a segurança nesta região”.

Não foi especificado quanto tempo durará o fechamento parcial do estreito, importante rota para o transporte global de petróleo.

A escalada teve início em janeiro, quando Trump aumentou a pressão contra o regime de Teerã. Desde então, os Estados Unidos enviaram forças militares para a região, incluindo 2 porta-aviões –o USS Abraham Lincoln, que chegou ao Mar Arábico no final de janeiro, e o USS Gerald Ford, considerado o maior porta-aviões do mundo.

Segundo a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), o Irã possui aproximadamente 440 kg de urânio enriquecido a 60%, concentração próxima ao necessário para a fabricação de armas nucleares.

Powered by WPeMatico

Related Posts

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

A Receita Federal negou nesta 3ª feira (17.fev.2026) que houve acesso a dados fiscais sigilosos do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e de familiares. Mais cedo, o STF (Supremo Tribunal Federal)…

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

O pastor Robson Rodovalho, fundador da Igreja Sara Nossa Terra, afirmou nesta 3ª feira (17.fev.2026) que visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso no Núcleo de Custódia do…

You Missed

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Morre Luiz Bangbala, ogan mais antigo do Brasil, aos 106 anos

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro

No “SBT”, prefeito de Salvador se confunde e dá parabéns à “Band”

Candidatos anti-Lula ao Planalto reclamam de desfile na Sapucaí

Candidatos anti-Lula ao Planalto reclamam de desfile na Sapucaí