A ativista da causa animal Luisa Mell criticou, na 3ª feira (7.abr.2026), um vídeo em que a primeira-dama Janja Lula da Silva prepara uma paca para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no almoço de Páscoa. Em publicação nas redes sociais, ela classificou o conteúdo como “irresponsável” e afirmou que o material incentiva o consumo de animais silvestres.
Segundo a ativista, apesar de a carne ter sido apresentada pela primeira-dama como proveniente de um criador legalizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a divulgação do preparo pode estimular práticas ilegais. “Está incentivando, sim, a caça, está incentivando, sim, as pessoas quererem consumir animal silvestre”, disse.

Luisa também questionou o objetivo da publicação e afirmou que, mesmo sendo legal, a criação de animais silvestres em cativeiro é problemática. Para ela, essas espécies não se adaptam bem às condições impostas fora do habitat natural.
Para a ativista, a paca é um dos animais mais caçados no Brasil e tem papel importante no equilíbrio ambiental, especialmente na dispersão de sementes. Ela explica que a reprodução limitada da espécie, com apenas um filhote por gestação, torna a prática de criação ainda mais restrita.
Durante o vídeo, Luisa cobrou transparência sobre a origem do animal e pediu a apresentação de certificações. “Quero ver o certificado, estou de olho”, afirmou.