Master e BRB divergiram em acareação sobre origem de créditos podres

Em acareação no STF (Supremo Tribunal Federal), realizada em 30 de dezembro, o banqueiro Daniel Vorcaro e o ex-presidente do BRB (Banco de Brasília) Paulo Henrique Costa divergiram sobre a origem dos créditos podres adquiridos do Master a partir de janeiro de 2025. Segundo Vorcaro, o Banco de Brasília foi informado que os créditos foram originados pela empresa Tirreno.

Eis o que disse Vorcaro:

“A gente anunciou que faria vendas de originadores terceiros, nem eu sabia do nome Tirreno naquela ocasião, mas a gente [ele e Paulo Henrique] chegou a conversar por algumas vezes, que um novo formato de comercialização, que seria de terceiros, carteiras originadas por terceiros e não mais originação própria”.

O ex-presidente do BRB negou a versão. Disse frente a frente com Vorcaro que acreditava que a origem dos créditos havia sido do próprio Master. “O meu entendimento, que coloquei mais cedo, é que eram carteiras originadas pelo Master, que haviam sido vendidas ou negociadas a terceiros e que o Master estava comprando e revendendo para a gente”, declarou Paulo Henrique.

O Poder360 teve acesso a trecho da acareação em vídeo. 

Assista (3min32):

A contradição foi explorada pela delegada federal Janaina Pereira Lima Palazzo, que conduziu a acareação entre os executivos. Em seguida, Vorcaro disse que não tinha essa informação.

Ao ser indagado pela delegada sobre o assunto, Paulo Henrique disse que, inicialmente, os créditos foram originados pelo Master que estavam sendo recomprados pela instituição e, depois, o banco seguiu comprando essas carteiras até abril. Segundo ele, em maio, foi identificado um “padrão documental diferente”. E completou: “A partir daí é que a gente começou a questionar quem eram os originadores específicos. Ao longo do mês de maio, recebemos a informação de que eram créditos originados pelo Tirreno”, afirmou.

O ex-presidente do BRB explicou que a empresa Tirreno era uma consolidadora das carteiras de crédito. O Poder360 revelou em reportagem de 23 de dezembro que o Banco Central desconhecia a indústria de créditos que podem ser falsos e que podem ter ajudado a maquiar o balanço do Master.

BANCO MASTER

A PF apura um esquema de fraudes bilionárias contra o sistema financeiro e os suspeitos de bancar a operação são os sócios do Master e fundos de investimento. Desde dezembro, o caso está sob a relatoria do ministro Dias Toffoli, por haver indícios de envolvimento de autoridade com prerrogativa de foro.

A liquidação extrajudicial do Master e do Will Bank representou o maior rombo bancário do país. Segundo as investigações, o esquema consistia na venda de títulos de renda fixa de alto rendimento, como CDBs (Certificados de Depósito Bancário), que serviam para financiar fundos de investimento, cujo banco era o único cotista. O MPF (Ministério Público Federal) afirma que o negócio se baseava em circular ativos sem riquezas, forjando artificialmente os resultados financeiros.

Powered by WPeMatico

Related Posts

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), disse nesta 3ª feira (17.fev.2026) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sente inveja da homenagem…

Peru destitui presidente por reuniões secretas com empresário da China

O Congresso da República do Peru destituiu o presidente do Congresso e presidente interino da República, José Jerí (Somos Peru, centro-direita), de 39 anos, por meio de uma moção de…

You Missed

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

Peru destitui presidente por reuniões secretas com empresário da China

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Morre Luiz Bangbala, ogan mais antigo do Brasil, aos 106 anos

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro