Segunda dose de vacina contra Covid ainda não foi aplicada em mais de 8 mil aptos a receber em RR

Todos foram vacinados com a Coronavac, que tem prazo de até 28 dias para segunda aplicação.

Segunda dose de vacina contra Covid ainda não foi aplicada em mais de 8 mil aptos a receber em RR

Boa Vista (Roraima) - O Ministério da Saúde informou que 8.555 pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Roraima, mas que ainda não retornaram para aplicação da segunda dose do imunizante mesmo estando aptas. O número de aptos a receber a segunda dose foi divulgado nesta terça-feira (13).

Todas as pessoas que ainda não retornaram aos postos de vacinação no estado, foram vacinadas com a Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac com o Butantan. O Brasil trabalha com dois imunizantes, sendo o outro a AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford.

Para quem tomou a Coronavac, o recomendado é que a segunda dose seja aplicada após o intervalo de 14 a 28 dias. Estudos apontam que se a segunda dose for tomada após o 21º dia, os resultados serão mais eficazes na proteção contra o coronavírus.

Enquanto a AstraZeneca tem intervalo de 84 dias e melhor efeito com intervalo de três meses. Mesmo para quem perdeu o prazo, a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fantinato, incentiva a procurar um posto de vacinação para receber a segunda dose.

"Destaco aqui que, mesmo que vença o prazo, a recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é que elas completem o esquema. Então, quem atrasou e não conseguiu ir com 28 dias de intervalo da Coronavac, ou aquelas que não conseguiram ir com 84 dias da vacina AstraZeneca, devem comparecer para completar o esquema", recomendou.

Em todo o país, 1,5 milhão de pessoas já poderiam ter tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19, mas ainda não receberam o imunizante.

De acordo com especialistas, a segunda dose é essencial não apenas para proteção individual. Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, maior é a barreira criada na comunidade inteira, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

Roraima aplicou a primeira dose em 58.124 pessoas, enquanto 25.696 receberam a segunda dose, de acordo com o Vacinômetro, site do governo para dar transparência ao andamento da imunização. Além dos 8.555 que não retornaram dentro do prazo, há outros 23.873 que aguardam a data para tomar a segunda dose.