Amazonas tem quase 14% da população totalmente imunizada contra a Covid

Amazonas tem quase 14% da população totalmente imunizada contra a Covid
Número representa mais de 588 mil pessoas que já concluíram o esquema vacinal, seja com a aplicação da segunda dose ou da dose única da Janssen. Amazonas está em nono lugar do ranking nacional de população totalmente imunizada.

Michael Dantas/AFP

O Amazonas tem 13,98% da população totalmente imunizada contra a Covid-19. O número foi extraído do Consórcio de Imprensa e leva em consideração os dados enviados, até sábado (10), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A porcentagem representa 588.052 pessoas que já concluíram o esquema vacinal, seja com a aplicação da segunda dose ou da dose única da Janssen. Com esse total, o Amazonas está em nono lugar do ranking nacional de população totalmente imunizada.

De acordo com o consórcio, em todo o estado, 2.244.198 doses da vacina já foram aplicadas. Até o sábado (10), 2.837.084 doses foram recebidas pelo Amazonas desde o início da campanha de imunização no país.

Do total de doses aplicadas, 1.656.146 pessoas receberam apenas a primeira, que representa 39,36% da população. Além delas, 568.894 receberam a segunda dose, enquanto 19.158 receberam a dose única da Janssen.

Vacina contra Covid-19 em Manaus: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer

MAPA: veja os números de casos e mortes na sua cidade

Considerando apenas a população vacinável (1.980.555 pessoas), ou seja, os grupos prioritários ou faixas etárias incluída na atual fase na campanha, 29.4% já foi completamente imunizada.

Apesar dos números ainda serem baixos, o estado sente alguns reflexos positivos. Isso porque, o Amazonas teve nessa semana, o primeiro dia sem mortes desde o dia 31 de março de 2020.

Apesar da FVS considerar que ainda é precoce afirmar que o registro esteja diretamente ligado ao avanço da vacinação contra a doença no Estado, especialistas ouvidos pelo G1 afirmaram que há ligação.

Mas também é consenso que é preciso manter os cuidados, já que o número de casos diários registrados no estado continua alto. Somente no sábado (10), o Amazonas registrou 492 novos casos da doença. O total de mortes desde o início da pandemia passa de 13,3 mil.

Em junho, o G1 já havia alertado para uma queda de mortes de idosos acima de 60 anos, por Covid-19, no Amazonas. Naquele levantamento, foi constatado uma redução de 78,90% entre os meses de março e maio. Na época, especialistas já falavam que a queda era um avanço da imunização no estado.

Vacinação alcança novos públicos

Em Manaus, a vacinação já alcança pessoas de 20 anos. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) suspendeu a aplicação da primeira dose nestas segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14) por falta de vacinas. O órgão garantiu que quem procurar alguma unidade de saúde para tomar a segunda dose, esta está garantida.

Cinco municípios do interior do Amazonas realizaram, nesse sábado (10), um mutirão para aplicar a vacina contra a Covid-19. Foram eles: Itacoatiara, Urucará, Iranduba, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã. A vacinação foi destinada para pessoas a partir de 18 anos. Além dessas, outras cidades do interior do estado também já imunizavam o grupo da última faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

Veja os vídeos mais assistidos do G1 Amazonas