A frente fria que começou a deslocar pelo Brasil nesta quarta-feira (2) marca a entrada do primeiro sistema significativo de outubro, trazendo instabilidades e mudanças climáticas para uma ampla área do país.
O sistema está avançando lentamente, gerando chuvas volumosas e ventos intensos, principalmente nas regiões Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e seus efeitos devem se intensificar nos próximos dias.
Desde terça-feira (1°), o avanço da frente fria já provoca chuvas significativas no Sul do Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul.
Nos próximos dias, o sistema continuará se movendo em direção ao norte e noroeste, levando instabilidades para Mato Grosso do Sul e São Paulo. Na faixa leste de São Paulo, há alerta para temporais, chuva forte e ventos intensos, que podem superar 50 km/h.
Conforme a frente fria avança, as instabilidades se afastam do Rio Grande do Sul e o tempo firme volta a predominar no estado. Em Santa Catarina e no Paraná, a quinta-feira (3) ainda será nublada e com chuva qualquer momento do dia.
Já no Sudeste, a chuva concentrada em São Paulo. Algumas instabilidades podem se espalhar para o sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Nas demais áreas, o tempo fica firme e bem quente.
A Climatempo ainda prevê pancadas isoladas de chuva em Mato Grosso do Sul e nas regiões norte e oeste de Mato Grosso. Em Goiás, o destaque é o tempo seco e quente.
O predomínio é de sol e nada de chuva no Nordeste nesta quinta. Uma massa de ar seco atua na região e inibe a formação de nuvens carregadas. À tarde, a umidade cai para níveis críticos e a temperatura sobe rapidamente.
No Norte, há chuva isolada com muitos períodos de sol e tempo aberto no Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e Pará. No Tocantins e no Amapá, o tempo é estável e mais seco.
Fonte: Canal Rural