FENÔMENO 'TERRAS CAÍDAS" ATINGE PORTO DA TERRA PRETA NO MUNICÍPIO DE MANACAPURU

O local é estratégico e conecta Manacapuru a diversas outras localidades da região via rio Solimões, afetado pela grande estiagem que mais uma vez acontece no estado do Amazonas.

Foto: Agência Brasil - EBC

Foto: Agência Brasil - EBC

MANAUS - Em decorrência do fenômeno denominado de "terras caídas", comuns na região amazônica, com registros mais acentuados em período de seca, a área do Porto da Terra Preta, no município de Manacapuru, no Amazonas, sofreu o resultado desta movimentação de terreno que cedeu. A terra que sustentava uma parte do porto deslizou e resultou em danos materiais, com a destruição de embarcações, veículos e prédios públicos. As construções que permanecem de pé correm o risco de desmoronar juntamente com outra parte do terreno, até que a área de terra venha acomodar-se novamente, inviabilizando novas ocupações no local.

Ao contrário do alarme que fez a nível nacional uma agência de notícias, não aconteceu o grande número de mortes anunciadas. A Defesa Civil confirma apenas o desaparecimento de uma criança até o momento, com a possibilidade de terem sido vitimadas outras quatro pessoas que estariam ocupando um flutuante que estava ancorado próximo à margem no momento da queda do barranco.

O Porto da Terra Preta abriga o Terminal Hidroviário e a Secretaria Municipal de Pesca (Sempa). O local é estratégico e conecta Manacapuru a diversas outras localidades da região via rio Solimões, afetado pela grande estiagem que mais uma vez acontece no estado do Amazonas. Com o período de estiagem o local não registra grande movimentação.