Mais de 600 casos de hepatites virais são registrados em São Luís

Mais de 600 casos de hepatites virais são registrados em São Luís
De acordo com a SES, na capital, foram registrados do tipo A 26 casos, do tipo B 356 e do tipo C foram contabilizados 269 casos. Saiba mais sobre a campanha 'Julho Amarelo'

Até o mês de junho de 2021 em São Luís foram registrados 653 casos de hepatites virais, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o órgão, na capital, foram registrados do tipo A 26 casos, do tipo B 356 e do tipo C foram contabilizados 269 casos. No Brasil, dois milhões de pessoas são portadoras crônicas de hepatite B, e mais três milhões do tipo C, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

A hepatite A geralmente se manifesta ao final da infância e início da vida adulta. A doença não é fatal e não apresenta sintomas no estágio inicial. Os sintomas são falta de apetite, mal-estar, vômito, febre e até gripe.

Exames de sangue podem detectar hepatite viral

Felipe Lazarotto/ EPTV

Já a hepatite B, é o tipo mais perigoso da doença e pode ser fatal. No entanto, conta com uma vacina que deve ser dada em três doses. Os sintomas da doença são dores abdominais, fezes claras e urina clara.

A hepatite C, se desenvolve através do contato com sangue contaminado. A doença evolui para hepatite crônica em 80% dos casos e, além de ser fatal, não conta com uma vacina. Por isso, o médico deve sempre ser consultado.

Campanha Julho Amarelo

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.