A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (24), a operação "Movediça" e deu cumprimento a três mandados de busca e apreensão no bairro Jardim Felicidade, na zona norte de Macapá.
A investigação teve início após uma prisão ocorrida em 2022, quando os agentes flagraram um indivíduo extraindo areia de uma região conhecida como Areal Boa Vista, sem autorização legal para o manejo, caracterizando o crime de Usurpação de bens da União.
Em 2024, outro flagrante foi realizado no mesmo local. Dessa vez, três homens foram presos e encaminhados à Superintendência da Polícia Federal no Amapá, para os procedimentos.
Suspeitas foram levantadas sobre a atividade ilegal de uma empresa que estaria atuando na região, e se utilizando de seu patrimônio para realizar a lavagem de dinheiro dos lucros auferidos com o crime. A polícia acredita que os prejuízos para a União ultrapassam o valor de R$ 5 milhões.
Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro e usurpação de bens da União, cujas penas podem chegar a 15 anos de reclusão mais pagamento de multa.