MACAPÁ -Morreu na terça-feira, 29, aos 70 anos, vítima de câncer no fígado, o sociólogo, compositor, escritor e artista plástico Fernando Canto. Ele estava internado na UTI do Hospital São Camilo em Macapá.
Fernando Pimentel Canto nasceu em Óbidos, no Estado do Pará, em 29 de maio de 1954. Graduou-se em 1980 em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Pará. Era Pós-graduado em Metodologia de Projetos Urbanos e Municipais, pela Escola Nacional de Serviços Urbanos no Rio de Janeiro, Teoria Antropológica, na UFPA em 1988 e em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental, pelo NAEA/GEA, em Macapá, em 1999. Era Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.
Iniciou sua carreira profissional na vida pública em 1981, no governo do então Território Federal do Amapá, na Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral. Foi membro do Conselho Territorial de Cultura, professor de Metodologia e de Sociologia no Núcleo de Educação da UFPA, em Macapá, que deu origem à UNIFAP. Foi diretor da Escola de Artes Cândido Portinari. Coordenou o Núcleo de Arte da UFPA. Lecionou Antropologia Cultural na UFPA e Sociologia e Metodologia na SEAMA.
Compositor premiado em diversos festivais dentre eles, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Macapá. Era membro fundador do Grupo Musical Pilão e tem mais de 100 músicas gravadas, principalmente nos anos 80, grupo de vital importância no contexto da música amapaense.
Publicou mais de 15 livros de diversos gêneros literários como contos, crônicas e poesias, além de trabalhos de cunho científico na área da sociologia e da antropologia.
Texto: Jornal A Gazeta Amapá
Fonte: SDB News