Com chapa "OAB da Esperança", Raimundo Júnior e Raylena Alencar prometem novos tempos para a advocacia no Piauí

Nesta quinta-feira (31), o advogado Raimundo Júnior e a advogada Raylena Alencar registraram a chapa "OAB da Esperança" para as eleições da Ordem de Advogados do Brasil no Piauí.

Com chapa

Nesta quinta-feira (31), o advogado Raimundo Júnior e a advogada Raylena Alencar registraram a chapa "OAB da Esperança" para as eleições da Ordem de Advogados do Brasil no Piauí. O ato realizado em frente à sede da entidade, em Teresina, reuniu centenas de apoiadores da capital e interior e já é considerado o maior registro de chapa na história da OAB-PI .

A dupla da oposição entra na disputa com a proposta de reestruturar a Ordem no estado, comandada pelo mesmo grupo há anos.

Após o registro da chapa, em uma caminhada simbólica, entre a sede da OAB e o Tribunal de Justiça, foi lançado o Manifesto da Esperança, um documento que reafirma o compromisso do grupo de oposição com a renovação, descentralização e democratização da instituição, que precisa ser oxigenada.

A marcha democrática, foi feita sob um sol de 40 graus, como forma de lembrar o martírio que a advocacia piauiense enfrenta, sem apoio, sem abrigo.

"Nós decidimos fazer essa marcha sob o sol escaldante do br-o-bró, período mais quente do ano em nosso estado, para lembrar que nossa categoria está abandonada, está desabrigada", afirmou Raimundo Junior, que reiterou o compromisso de que a partir de janeiro os advogados e advogadas do estado encontrarão as portas da OAB abertas para todos e todas", destacando a necessidade de tirar a Ordem do marasmo, da letargia motivada pela perpetuação que existe atualmente na instituição.

A chapa "OAB da Esperança" se destaca pela paridade de gênero. Enquanto na cabeça, tem um homem como candidato a presidente e uma mulher como vice, na direção da Caixa de Assistência aos Advogados do Piauí (CAAPI), vai acontecer o inverso: uma mulher na presidência e um homem na vice. "A nossa chapa é sedimentada na pluralidade, nós temos muitas mulheres, jovens advogados. E nossa proposta é a OAB de volta para a advocacia”, disse Alynne Patricio, candidata ao Conselho Federal da OAB.

Para a candidata a vice-presidente na chapa, Raylena Alencar, este é o momento da esperança renascer no coração da advocacia do Piauí. "Daqui a 30 dias essa esperança vai renascer novamente em nossos corações. Em primeiro de janeiro, eu e Raimundo Júnior, temos um grande compromisso que é devolver a OAB a todos os advogados e advogadas do estado. A partir desta data, a Chapa Dez não tem oposição. A Chapa Dez será a casa da advocacia", enfatizou.

A nova diretoria da OAB Piauí para o triênio 2025-2027 será escolhida no dia 30 de novembro, em votação a ser realizada na sede da entidade, em Teresina, e nas 20 subseções no interior do Piauí.