A empresa de cibersegurança Kaspersky divulgou uma nova edição do estudo Panorama de Ameaças, que revela detalhes sobre a área da proteção digital entre julho de 2023 e julho de 2024. De acordo com a companhia, os dados levantam preocupações do ponto de vista do cenário brasileiro.
O levantamento descobriu "um aumento alarmante" em ameaças contra sistemas Linux na América Latina, com o Brasil na frente do ranking em quantidade de ataques.
Ao todo, são mais de mil ataques diários no país envolvendo a plataforma, em um crescimento de 48% comparado com o ano anterior e com 389.611 registros ao todo. Em toda a região, foram 880 mil detecções no período avaliado e 2.410 ataques por dia em média.
Segundo a companhia, a ameaça mais comum no país é o Exploit.Linux.DLink, encontrado em 9% das detecções em território nacional e 14,42% na América Latina. Essa é uma ameaça específica contra roteadores da fabricante D-Link, uma das várias companhias que usa o Linux como sistema operacional nesse tipo de aparelho.