COMO ESCOLHER O TRATOR IDEAL PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

Versatilidade é essencial para otimizar o trabalho nas pequenas propriedades, segundo especialista da Massey Ferguson

Agricultura familiar: tratores versáteis para diversas operações no campo.

Agricultura familiar: tratores versáteis para diversas operações no campo.

As máquinas agrícolas desempenham um importante papel na agricultura familiar, setor que responde por 23% do valor bruto da produção agropecuária no Brasil e por 67% das ocupações no campo, segundo o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). A mecanização das pequenas propriedades impulsiona a produtividade, otimiza as operações e promove a sustentabilidade, permitindo que pequenos produtores ampliem suas atividades, reduzam custos e se tornem mais competitivos no mercado.

Regulamentada por lei, a agricultura familiar abrange propriedades de até quatro módulos fiscais, onde a mão de obra é majoritariamente familiar e cerca de 50% da renda provém de atividades rurais. "O módulo fiscal é uma medida agrária que define a área mínima para que uma propriedade seja considerada economicamente viável. Esse tamanho varia conforme o município e a região", explica Eder Pinheiro, coordenador de marketing de produto tratores da Massey Ferguson, referência no mercado agrícola brasileiro.

De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tratores destinados à agricultura familiar devem ter, no máximo, 80 cavalos de potência, critério estabelecido para que esses equipamentos possam ser financiados dentro de programas de incentivo voltados à implantação, ampliação ou modernização da produção.

Para escolher o trator mais adequado, é fundamental avaliar sua versatilidade. "Em muitas propriedades, o equipamento é a única máquina disponível e precisa realizar diversas operações, como arar o solo, tracionar implementos, distribuir adubo, fazer pulverizações e, em alguns casos, auxiliar na colheita", explica Pinheiro.

O especialista destaca a importância de definir qual será a principal função do trator para garantir que ele atenda às necessidades específicas da propriedade. "Em uma fazenda de produção de leite, por exemplo, o mesmo trator será utilizado para preparar o solo para pastagem, plantar milho, colher silagem e transportar o alimento para os animais no estábulo. Tratores agrícolas convencionais se adequam melhor a essa atividade. Se o foco for a produção de hortaliças ou café, um trator compacto pode ser a melhor opção", detalha.

A tecnologia tem sido incorporada aos tratores de baixa potência com o uso de piloto automático, que oferece maior precisão nas operações, reduz erros e melhora o rendimento operacional, além de sensores que evitam falhas, controlam a rotação do motor e detectam problemas, como filtros entupidos ou presença de água no combustível, minimizando danos ao agricultor.

A mecanização também contribui para a sustentabilidade das propriedades familiares. Equipados com motores mais modernos, os tratores garantem uma operação mais econômica e ambientalmente responsável. "Atualmente, os motores são muito mais eficientes, com menor consumo de combustível e emissão de poluentes, o que reflete na redução dos custos operacionais e na sustentabilidade da propriedade", afirma Pinheiro.

A Massey Ferguson possui um amplo portfólio de tratores com potência de até 80 cavalos, como as séries MF 4300, MF 4400 e MF 4700, ideais para diferentes operações. Já para atividades que exigem tratores compactos, como fruticultura, horticultura e café, as linhas MF 3300 e MF 3400 são as mais indicadas.

Sobre a Massey Ferguson:

A Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, acumulou 177 anos de experiência global na produção para a indústria agrícola. É a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Possui uma extensa e estabelecida rede de concessionárias no Brasil, com mais de 200 lojas. Mais: Massey Ferguson Brasil

Sobre a AGCO

AGCO (NYSE: AGCO) é líder global em design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologias agrícolas de precisão. A AGCO agrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo marcas principais como Fendt®, GSI®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções agrícolas inteligentes e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar nosso mundo de forma sustentável. Fundada em 1990, com sede em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO teve vendas líquidas de aproximadamente US$ 14,4 bilhões em 2023. Para mais informações, acesse www.AGCOcorp.com. Para consultar notícias, informações e eventos da empresa, siga-nos no X: @AGCOCorp. Para conferir notícias financeiras no X, siga a hashtag #AGCOIR.