Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Meio Ambiente

Casa Branca pede 'comprometimento claro' do Brasil para acabar com desmatamento ilegal

Porta-voz do governo de Joe Biden disse acreditar ser possível que o Brasil registre queda na taxa de desmatamento antes do fim da temporada de queimadas deste ano.


Estados Unidos - A secretária de imprensa dos Estados Unidos, Jen Psaki, afirmou nesta quarta-feira (14) que a Casa Branca espera ver um "comprometimento claro" do Brasil para acabar com o desmatamento ilegal.

"Nós queremos, sim, ver um comprometimento claro [do Brasil] para acabar com o desmatamento ilegal", disse Psaki em entrevista coletiva.

A porta-voz do governo de Joe Biden disse que espera ver "metas tangíveis" para o aumento nas fiscalizações e um sinal político de que o desmatamento ilegal e invasões não serão tolerados."

Além disso, Psaki disse que o governo americano acredita que o Brasil consiga registrar uma queda nas taxas de desmatamento antes do fim da temporada de queimadas de 2021.

"Nós seguimos acreditando que conservação e sustentabilidade econômica podem caminhar lado a lado", reforçou Psaki. "Então essa é, de verdade, nossa expectativa para o Brasil."

A temporada de queimadas no Brasil, em geral, vai de maio/junho a setembro/outubro.

Parceiros do Brasil

A porta-voz da Casa Branca disse também que o Brasil é um "parceiro-chave" dos EUA para o combate às mudanças climáticas e espera que o país ocupe um papel de liderança.

"Nós respeitamos completamente a soberania brasileira e agradecemos a oportunidade de participar de conversas colaborativas sobre como podemos atuar juntos", afirmou Psaki.

O presidente Jair Bolsonaro foi convidado pelos EUA para participar de uma reunião sobre clima com líderes de outras 39 nações. A cúpula, virtual, acontece em 22 e 23 de abril.

Entre os convidados estão a chanceler Angela Merkel, da Alemanha, e o presidente francês, Emmanuel Macron, com quem Bolsonaro trocou críticas em 2019 sobre a Amazônia.

Participação da sociedade civil

Um porta-voz do Departamento de Estado, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores nos EUA, disse em um comunicado que o país busca a participação da sociedade civil brasileira em debates para tratar dos assuntos que serão discutidos na reunião sobre o clima.

"As mudanças climáticas são um desafio complexo que também exige soluções novas e inovadoras – soluções que incluem o envolvimento da comunidade local, incluindo comunidades indígenas e tradicionais", disse o porta-voz.

O Departamento de Estado americano disse manter constante contato com Organizações Não-Governamentais, lideranças indígenas e outros atores para tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente e seus impactos nas comunidades.

O representante da diplomacia americana disse que o embaixador Todd Chapman se reuniu nesta semana com especialistas do clima, líderes indígenas e parlamentares brasileiros para entender quais são suas preocupações e perspectivas.

"Nós encorajamos que lideranças indígenas, sociedade civil e o governo brasileiro também busquem construir diálogos construtivos sobre o meio ambiente", disse o porta-voz.

Metas americanas de emissões

No evento de abril, os EUA prometem anunciar a meta americana de emissões de gases estufa até 2030. O intuito das metas de emissões é que cada país determine o seu objetivo nacional de modo a evitar que a temperatura do planeta aumente mais que 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais.

Manter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC é uma das metas estabelecidas no Acordo de Paris. Em novembro, o ex-presidente americano Donald Trump oficializou a saída dos EUA do acordo – que já havia sido anunciada por ele três anos antes.

Em janeiro, ao assumir a presidência, Biden assinou um ato executivo que colocou os Estados Unidos outra vez no acordo.

No convite, a Casa Branca diz que a Cúpula dos Líderes sobre o Clima "enfatizará a urgência – e os benefícios econômicos – de uma ação climática mais forte".

Biden convidou os líderes a usarem a reunião "como uma oportunidade para delinear como seus países também contribuirão para uma ambição climática mais forte".

O encontro, diz a nota, "será um marco importante" no caminho para a COP26.

A cúpula também deve destacar "exemplos de como a ambição climática aprimorada criará empregos bem remunerados, promoverá tecnologias inovadoras e ajudará os países vulneráveis a se adaptarem aos impactos do clima".

Veja os principais temas do encontro:

Esforços para mobilizar as principais economias do mundo a reduzirem as emissões de gases estufa nesta década, para manter o limite de aquecimento de 1,5ºC ao alcance;

Mobilizar o financiamento dos setores público e privado para impulsionar a transição para emissão líquida zero e ajudar os países vulneráveis a lidar com os impactos climáticos;

Os benefícios econômicos da ação climática, com forte ênfase na criação de empregos, e a importância de garantir que todas as comunidades e trabalhadores se beneficiem da transição para uma nova economia de energia limpa;

Impulsionar tecnologias de transformação que podem ajudar a reduzir as emissões e na adaptação às mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que criam novas oportunidades econômicas e constroem as indústrias do futuro;

Apresentar atores subnacionais e não estatais comprometidos com a recuperação verde e uma visão equitativa para limitar o aquecimento a 1,5ºC e que estão trabalhando em estreita colaboração com os governos nacionais para promover a ambição e a resiliência;

Discutir oportunidades para fortalecer a capacidade de proteger vidas e meios de subsistência dos impactos da mudança climática, abordar os desafios de segurança global colocados pela mudança climática e o papel das soluções baseadas na natureza para atingir as metas de emissões líquidas zero até 2050.

G1

Queimadas Estados Unidos Jair Bolsonaro Angela Merkel Todd Chapman Emmanuel Macron Joe Biden Jen Psaki Brasil Amazônia Meio Ambiente

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!