Alberto Fernández, presidente da Argentina, recebe alta após infecção por Covid-19

Vacinado com o imunizante Sputnik V, a presidência do país informou que Fernández, de 62 anos, apresentou apenas sintomas leves da doença.

Alberto Fernández, presidente da Argentina, recebe alta após infecção por Covid-19

Argentina - O presidente da Argentina, Alberto Fernández, recebeu alta da Covid-19 nesta quarta-feira (14), informaram os médicos da Presidência. Ele cumpria isolamento após testar positivo para o coronavírus no início de abril.

Segundo seu gabinete, Fernández, de 62 anos, apresentou apenas sintomas leves, e seguiu trabalhando durante o período.

Antes de ser diagnosticado com a Covid, o presidente havia tomado as duas doses da vacina russa Sputnik V, que segundo os estudos, oferece 91,6% de eficácia em relação aos não vacinados. A eficácia contra casos moderados e graves da doença foi de 100%.

A Unidade Médica Presidencial afirmou em comunicado que Fernández "goza de boa saúde, evolui favoravelmente, está assintomático e que regressará ao trabalho na quinta-feira". A equipe médica disse, no entanto, que continuará acompanhando a saúde do presidente argentino.

2ª onda argentina

A infecção de Fernández aconteceu no momento em que a Argentina passa por uma segunda onda de alta de contágios.

Na capital Buenos Aires, o número diário de casos chegou a marcar os 2.000, depois de passar meses em torno de 100.

O país, no entanto, evita fechar fábricas e escolas e argumenta que as "atividades produtivas com protocolos não são fontes de contágio".

A ministra da Saúde, Carla Vizzotti, disse em entrevista a uma rádio no início do mês que "as infecções acontecem nos momentos de descanso, quando os cuidados são reduzidos".