Mais de 3,5 mil profissionais da saúde estão com a segunda dose da vacina contra a Covid atrasada

Mais de 3,5 mil profissionais da saúde estão com a segunda dose da vacina contra a Covid atrasada
De acordo a secretaria, 3.389 trabalhadores já passaram dos 28 dias de intervalo da CoronaVac e 186 ultrapassaram os 84 dias da AstraZeneca. Para o infectologista Nelson Barbosa, o número de profissionais da saúde que não completaram o esquema vacinal é alarmante.

JN

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) apontam que 3,5 mil profissionais da área da saúde estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada.

De acordo a secretaria, 3.389 trabalhadores já passaram dos 28 dias de intervalo da CoronaVac e 186 ultrapassaram os 84 dias da AstraZeneca.

O grupo de profissionais da área foi um dos primeiros a serem contemplados com a vacina, já que estão na linha de frente do combate ao coronavírus desde o início da pandemia. Em Manaus, eles começaram a receber o imunizante ainda em janeiro.

A maioria das vacinas utilizadas contra a Covid-19 usa duas doses para imunização. CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), precisam das duas doses, em intervalos diferentes, para que o esquema vacinal seja completo. A única exceção, até o momento, é o imunizante desenvolvido pela Johnson&Johnson, que utiliza apenas uma dose.

Para o infectologista Nelson Barbosa, o número de profissionais da saúde que não completaram o esquema vacinal é alarmante e precisa ser revertido o quanto antes. Segundo ele, é necessário que a própria Secretaria de saúde da capital faça uma busca por eles.

"É um número muito alto. Três mil profissionais da área da saúde não tomando a segunda dose, a Semsa precisa fazer uma busca ativa dessas pessoas, para saber se adoeceram, se faleceram, qual é o problema que está acontecendo. Porque pode estar relacionado há algum desses fatores, inclusive, aos efeitos adversos. Pode ser que estejam com medo".

Mas Barbosa também disse que é preciso bom senso por parte dos profissionais, já que eles atuam na linha de frente da pandemia e precisam ter a consciência de que a vacina é o único meio eficaz de se combater a doença, que já matou 13,5 mil pessoas em todo estado.

"O profissional da saúde teria que dar um bom exemplo. Teríamos que estar totalmente vacinados, afinal, estamos à frente do atendimento dessas pessoas. Olha o risco que essas três mil pessoas estão correndo, que é de pegar o vírus novamente e vir a falecer".

No domingo (1), a Semsa já havia divulgado um balanço do número total de atrasados, levando em consideração todos os públicos. Segundo o órgão, em toda a Manaus são 20.721 pessoas.

Veja os vídeos mais assistidos do G1 Amazonas