GOVERNO DO AMAZONAS APOIA REALIZAÇÃO DE FESTIVAL E FEIRA NO CARAMURI

Lançamento do III Festival de Pesca Esportiva e III Feira de Agricultura Familiar do Caramuri ocorreu na noite de quinta (05/08); evento será em setembro

GOVERNO DO AMAZONAS APOIA REALIZAÇÃO DE FESTIVAL E FEIRA NO CARAMURI

MANAUS (Amazonas) - O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), está apoiando a realização do III Festival de Pesca Esportiva e a III Feira de Agricultura Familiar da Comunidade de São Francisco do Caramuri, na zona rural de Manaus, que acontecerá em setembro. O evento de lançamento do campeonato de pesca de 2021, organizado pela Associação Comunitária Agrícola São Francisco do Caramuri (ACASFC), ocorreu na noite de quinta-feira (05/08).


O lançamento contou com a presença do titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior e representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).


O Festival de Pesca e a Feira de Agricultura Familiar acontecerão nos dias 24 e 25 de setembro, na Comunidade de São Francisco do Caramuri. A localidade é atração turística de Manaus e referência econômica, por estar inclusa na região que delimita a área de cultivo do abacaxi, destacada como o Selo de Indicação Geográfica na modalidade Indicação de Procedência (IP) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).


Segundo o presidente da ACASFC, Daniel Leandro da Silva, serão muitas as atrações em 2021, com shows musicais e sorteio de valiosos prêmios entre todos os competidores. A equipe campeã deste ano ainda vai ganhar inscrição, por meio da Federação de Pesca do Amazonas, na etapa nacional de pesca esportiva, que acontecerá em Manaus, até o final do ano.


Paralelamente, a Feira de Agricultura Familiar colocará em exposição os produtos agropecuários, artesanato, e subprodutos do abacaxi da Indicação Geográfica, oportunizando a geração de renda e apoio do estado aos agricultores familiares, a maioria dos quais maioria busca se recuperar das perdas sofridas durante a cheia histórica dos rios, que ainda não acabou.

"A diretoria da ACASFC agradece, em nome de todos os comunitários, o apoio do Governo do Estado, por meio do Sistema Sepror, assim como ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Prefeituras de Manaus, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, além de todos os patrocinadores e parceiros neste desafio de fazer da pesca esportiva uma alternativa sustentável para nossa região", disse Daniel Silva.

(FOTOS: Arquivo/Sepror - Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror): Mayana Tomaz)