Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

HISTÓRIA DOS GIBIS

ESCRITOR PARAENSE LANÇA LIVRO QUE RECONTA A LENDA DO CURUPIRA EM FORMA DE GIBI

O livro traz elementos da linguagem dos gibis e ilustrações assinadas pelos artistas gráficos Gizandro Santos e Andy Brito.


BELÉM (PA) - Narrar a história de uma das lendas mais conhecidas da Amazônia é um desafio, no entanto, José Arnaud foi buscar na sua infância no vilarejo do Juaba, interior do município paraense de Cametá, a inspiração nos contos da floresta que cresceu ouvindo. "A relevância de um autor amazônida recontar a lenda do Curupira é a chance de inserirmos elementos genuinamente típicos de nossa região, seja na linguagem e caracterização dos personagens, mas principalmente nas referências visuais da cultura e biodiversidade local", explica.

Segundo o autor, o livro gibi é voltado para crianças de 3 a 8 anos, mas, a família inteira vai se envolver com a história e se conectar com os personagens que exaltam a cultura amazônica, por meio de elementos, costumes, forma de falar e animais típicos da região. Quem quiser, também poderá adquirir um pôster do Curupira e o livro de atividades "Lendas Amazônicas", que apresenta para a criançada outras mitologias da nossa região: Vitória Régia, Iara, Cobra Grande, Boto e Matinta Pereira. A pretensão do autor é em breve produzir novos livros gibi sobre essas outras lendas amazônicas.

O lançamento será em live no dia Nacional do Livro Infantil e terá a participação de convidados especiais, apresentação de esquete teatral e um bate papo sobre a importância da literatura Infantil.

O trabalho é fruto de um projeto que foi selecionado pelo Edital de Livro e Leitura, da Lei Aldir Blanc Pará, promovido pela Secretaria de Cultura do Pará (SecultIPA) com recursos provenientes da lei federal n.º 14.017, de 29 de junho de 2020. A editora é a ONG Rádio Margarida, que já possui outros livros publicados, mas que agora toma a iniciativa de publicar autores paraenses, sendo esse seu primeiro livro infantil. A entidade/organização atua há 30 anos na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Em contrapartida pela realização da obra, o autor irá distribuir exemplares gratuitos do livro para algumas bibliotecas comunitárias da capital e interior do estado do Pará.

Com informações do G1

Real Radio Tv Brasil #realradiotvbrasil Amazônia lendas Lei Aldir Blanc Pará SecultIPA ONG Rádio Margarida livro Vitória Régia Iara Cobra Grande Boto Matinta Pereira Curupira pôster Gizandro Santos Andy Brito José Arnaud Juaba Cametá Pará Belém

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!