Equipes fazem levantamento para identificar potenciais turísticos na região das Serras Gerais

Equipes fazem levantamento para identificar potenciais turísticos na região das Serras Gerais
Projeto da Agência de Turismo do Tocantins pretende fazer um diagnóstico dos atrativos, serviços e infraestrutura de apoio ao turismo. Adetuc faz levantamento de potenciais turísticos na região das Serras Gerais

Equipes da Agência de Turismo do Tocantins (Adetuc) estão percorrendo a região das Serras Gerais para fazer uma levantamento dos potenciais turísticos da região. Nesta semana, os trabalhos se concentram em Almas e Arraias.

Esta é uma etapa do trabalho, que será levado aos 49 municípios que fazem parte do Mapa do Turismo do Tocantins, dentro das sete regiões turísticas - Bico do Papagaio, Vale dos Grandes Rios, Lagos e Praias do Cantão, Encantos do Jalapão, Serras e Lago, Serras Gerais e Ilha do Bananal.

As Serras Gerais já foram consideradas um paraíso escondido do Tocantins, mas nos últimos anos têm se tornado destino de muitos turistas. A região fica no sudeste do estado, sendo que os atrativos estão espalhados por vários municípios. São rios de água cristalina, cachoeiras, serras e cavernas.

O Inventário da Oferta Turística envolve o levantamento, a identificação e o registro dos atrativos turísticos, dos serviços e da infraestrutura de apoio ao turismo. O objetivo é que o material seja usado para planejamento, gestão e promoção da atividade turística.

"É um levantamento, diagnóstico de todos os 49 municípios que fazem parte das sete regiões turísticas do Tocantins. Ele consiste em levantar os atrativos naturais, culturais, hotelaria, os restaurantes, agências de viagens, tudo diagnosticado e registrado na plataforma do turismo sustentável que o Tocantins está implantando", explicou a superintendente de turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares.

Todas as informações coletadas no processo de inventariação serão inseridas na Plataforma Integrada do Turismo (PIT). O levantamento poderá ser utilizado para consulta de estudantes, empresários, pesquisadores e ficará disponibilizado para visitantes e planejadores.

"O foco é dar subsídio para os municípios ter condições de fazer planejamentos. A partir desse diagnóstico, tanto o município vai ter condições técnicas de conhecer o que ele tem e formatar roteiros, quanto o turista também vai ter acesso àquela plataforma, se ele quiser encontrar um restaurante na cidade, um atrativo natural", ressaltou a superintendente.

O Rio Azuis, o terceiro menor rio do mundo, é uma das principais atrações da região das Serras Gerais

Thiago Sá/Governo do Tocantins

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.