Sobe para 33 número de casos notificados de síndrome associada à 'doença da urina preta' no AM

Sobe para 33 número de casos notificados de síndrome associada à 'doença da urina preta' no AM
Itacoatiara, Manaus, Caapiranga e Autazes registram casos. O Amazonas registrou mais sete notificações de casos de rabdomiólise - síndrome associada à 'doença da urina preta', neste domingo (29), segundo a Vigilância em Saúde. Ao todo, são 33 casos da síndrome notificados no estado.

Cidades com notificação:

29 em Itacoatiara (sendo um óbito)

dois em Manaus

um em Caapiranga

um em Autazes.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou que segue realizando a investigação epidemiológica do surto.

“Todos os casos notificados podem estar associados à ingestão de peixes. Ainda não há consenso no meio científico sobre a toxina que contamina os pescados. A Vigilância está se concentrando em detectar precocemente os casos e monitorar para que haja o manejo clínico adequado para os pacientes”, disse o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes.

Mulher morre com síndrome associada à 'doença da urina preta' em Itacoatiara

MEDO: Feirantes relatam queda nas vendas de peixes após casos de 'doença da urina preta'

Das sete novas notificações registradas, cinco são de Itacoatiara, uma de Manaus e uma de Autazes.

Neste domingo (29), seguem internadas 18 pessoas, sendo duas pessoas de Manaus, uma de Caapiranga, uma de Autazes e 14 pessoas de Itacoatiara (12 adultos e duas crianças). Os demais pacientes receberam alta hospitalar.

Itacoatiara tem queda na venda de peixes após casos de rabdomiólise

Segundo a FVS, os pacientes internados estão clinicamente estáveis.

Rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lesão muscular com a liberação de substâncias intracelulares para a circulação sanguínea.

Ocorre normalmente em pessoas saudáveis, na sequência de traumatismos, atividade física excessiva, crises convulsivas, consumo de álcool e outras drogas, infecções e ingestão de alimentos contaminados, que incluem o pescado. O quadro clínico da doença pode incluir elevações assintomáticas das enzimas musculares séricas (creatinina-fosfoquinase – CPK).