PROJETO FIC RURAL CHEGA A SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA COM FOCO NA AGRICULTURA INDÍGENA

Ação do programa Agro Amazonas do Governo do Estado vai beneficiar 30 participantes de sete etnias do município

PROJETO FIC RURAL CHEGA A SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA COM FOCO NA AGRICULTURA INDÍGENA

MANAUS (Amazonas) - A Secretaria de Estado de Produ√ß√£o Rural (Sepror) iniciou, na segunda-feira (06/09), o primeiro curso programado para o m√™s de setembro pelo projeto de Forma√ß√£o Inicial Continuada Rural (FIC-Rural), dentro do programa Agro Amazonas. O curso de Agricultura Indígena, com foco em acesso às políticas públicas de comercializa√ß√£o, segue até a quarta-feira (08/09) e vai beneficiar 30 alunos de sete etnias do município de S√£o Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus).


Participam também do projeto FIC-Rural o Instituto de Desenvolvimento Agropecu√°rio e Florestal Sustent√°vel do Estado do Amazonas (Idam), a Ag√™ncia de Defesa Agropecu√°ria e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), a Ag√™ncia de Desenvolvimento Sustent√°vel do Amazonas (ADS) e o Centro de Educa√ß√£o Tecnológica do Amazonas (Cetam).


Com dura√ß√£o de tr√™s dias e oito horas aulas di√°rias, o curso em S√£o Gabriel da Cachoeira est√° sendo ministrado no Centro Cultura Tuyuka, pelos técnicos L√°zaro Reis (Idam), Eduardo Rizzo e Carla Coelho (Sepror). Os alunos s√£o das etnias Tuyuka, Dessana, Baré, Piratapuia, Tukano, Kubeu e Húpida, e fazem parte de duas organiza√ß√Ķes formais do município: Associa√ß√£o da Etnia Tuyuka e Associa√ß√£o do Assentamento Teotônio Ferreira.

"O FIC Rural tem como objetivo levar ao homem do campo conhecimentos e forma√ß√£o técnica, para que possam desenvolver suas atividades com mais efic√°cia e confian√ßa. S√£o cursos pluralizados nas mais distantes √°reas e comunidades rurais do Amazonas", disse a chefe do Departamento Pedagógico da Sepror, Eliane Craveiro.

FOTOS: Divulgação/Sepror

Informa√ß√Ķes para a imprensa: Assessoria de Comunica√ß√£o da Secretaria de Estado de Produ√ß√£o Rural e Sustentabilidade (Sepror): Mayana Tomaz.