Benjamin Constant decreta situação de emergência por conta de vazante severa

Benjamin Constant decreta situação de emergência por conta de vazante severa
Estiagem deste ano já se aproxima do recorde de 2010 na região do Alto Solimões, no interior do Amazonas. Benjamin Constant enfrenta vazante severa dos rios Solimões e Javari.

Rôney Elias/Rede Amazônica

O município de Benjamin Constant, no interior do Amazonas, decretou situação de emergência por conta da vazante dos rios Solimões e Javari. A estiagem deste ano, na região do Alto Solimões, está próxima da seca recorde de 2010.

Por causa do nível baixo do rio Solimões, a cidade vem tendo dificuldades para abastecer o comércio local, com produtos comprados em Manaus. Os barcos que transportam as mercadorias não conseguem chegar até o município.

Com o desabastecimento, os comerciantes tiveram que aumentar os preços dos produtos. Eles alegam que os novos valores são para cobrir os fretes pagos às canoas que levam as mercadorias de Tabatinga, cidade vizinha.

Em outubro de 2010, o rio Solimões baixou até 86 negativos, quando o nível fica abaixo do zero da régua de medição. Neste ano, no dia 4 de setembro, o Solimões baixou até 72 centímetros negativos.

Desde o dia 6 de setembro, o rio Solimões vem subindo o volume de águas entre Tabatinga e Benjamin Constant, mas ainda não se pode afirmar que é o fim da seca. É possível que esse fenômeno natural seja um repiquete, quando o rio sobe de forma rápida e depois volta a baixar.

Os vídeos mais assistidos do G1 Amazonas