Aeroporto de Manaus inaugura espaço de observação para amantes da aviação

Aeroporto de Manaus inaugura espaço de observação para amantes da aviação
"Spotter Point" oferece visão privilegiada das pistas de pousos e decolagens, além do pátio de aeronaves. Aeroporto de Manaus inaugura espaço de observação para amantes da aviação.

Divulgação/Infraero

O Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes ganhará, a partir desta sexta-feira (17), um "Spotter Point". Segundo a Infraero, o espaço de observação é o primeiro do Brasil a ser idealizado, projetado e estruturado, exclusivamente, para os amantes da aviação.

Fotógrafos e cinegrafistas que têm a aviação como hobby terão uma visão privilegiada das pistas de pousos e decolagens, além do pátio de aeronaves.

A estrutura metálica tem 8m² e é coberta para proteção dos observadores contra calor e chuva. Ela foi instalada ao lado de uma locadora de veículos e o acesso será gratuito.

O projeto é uma iniciativa do coordenador de tráfego do aeroporto manauara, Márcio Souto, e foi conduzido pela Infraero. O Spotter Point recebeu doações de materiais de diversos parceiros do setor aéreo para a elaboração da estrutura.

Márcio, que também é spotter e apaixonado pela aviação, idealizou o local para acolhimento exclusivo dos entusiastas. “O propósito foi para atender este hobby que vem crescendo cada dia mais no país e no mundo, oferecendo um espaço seguro, confortável e com uma visão privilegiada”, disse Márcio, por meio de assessoria.

O espaço levará o nome de “Spotter Point Filipe Aquino”, uma homenagem ao jovem apaixonado pela aviação que sonhava em ser jornalista e alimentava seu blog e redes sociais com registros fotográficos feitos diariamente no Aeroporto de Manaus. Filipe faleceu em 2020, aos 15 anos.

Os spotters

A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganha uma variação: plane spotter, ou observador de aviões.

O hobby do spotting é bastante praticado em diversos países e tem crescido também no Brasil. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação.

Veja vídeos mais assistidos do G1 Amazonas