TV LIBERAL, DE BELÉM, LANÇA DOCUMENTÁRIO SOBRE JORNALISTA JOÃO CARLOS PEREIRA

Documentário presta homenagem póstuma ao jornalista João Carlos Pereira, falecido em 10 de novembro de 2020, estreia no próximo dia 30 de setembro. História, tradição, memória, pesquisa, fé. O Círio de Nazaré durante anos foi reportado ao povo do Pará sob o olhar e narrativa de João Carlos Pereira.

TV LIBERAL, DE BELÉM, LANÇA DOCUMENTÁRIO SOBRE JORNALISTA JOÃO CARLOS PEREIRA
BELÉM (PARÁ) - Documentário presta homenagem póstuma ao jornalista João Carlos Pereira, falecido em 10 de novembro de 2020, estreia no próximo dia 30 de setembro. História, tradição, memória, pesquisa, fé. O Círio de Nazaré durante anos foi reportado ao povo do Pará sob o olhar e narrativa de João Carlos Pereira. Jornalista, escritor, professor universitário e membro da Academia Paraense de Letras, João foi voz indispensável das transmissões da maior procissão católica da América Latina. Essa trajetória é tema do documentário "João de Nazaré", iniciativa da TV Liberal. A homenagem póstuma ao jornalista, falecido em 10 de novembro de 2020, estreia no próximo dia 30 de setembro.

"Faremos uma Avant-première do documentário no próximo dia 30/09 em duas sessões no auditório da TV Liberal para colaboradores do Grupo Liberal e convidados da família do João Carlos", diz o diretor de Programação da TV Liberal, Elton Magalhães.

A produção de "João de Nazaré" começou a ser gravada em 2018. "Na ocasião, convidei a reconhecida diretora de cinema Ângela Zoe, da Documenta Filmes, a produzirmos este especial onde abordaríamos por meio de depoimentos e imagens inéditas, os principais temas que permeiam a história do Círio de Nazaré, narrado e conduzido pelo querido João Carlos Pereira. Aperfeiçoamos o conteúdo em 2019 e lançaríamos em 2020. Porém a pandemia prorrogou a estreia e levou também nosso eterno amigo João. Assim decidimos homenageá-lo adequando o seu nome e o da nossa mãezinha no documentário "João de Nazaré"", conta Elton Magalhães.

Assim, a direção e produção ficaram a cargo da Documenta Filmes, e roteiro, captação e edição, com a TV Liberal. Em "João de Nazaré", o público vai poder conferir uma série de atrativos, de vez que o documentário traz imagens e depoimentos inéditos de João Carlos Pereira, gravados em 2018.

Com trilha sonora exclusiva composta pelo violonista Salomão Habib, as histórias contadas por um dos maiores pesquisadores da maior festa religiosa do Brasil ganham emoção em mais um Círio que terá restrições por causa da pandemia. O documentário tem 60 minutos de duração e está dividido em dois episódios que serão exibidos na TV Liberal nos dias 2 e 9 de outubro, após o Jornal Hoje.

João Carlos Pereira morreu em 10 de novembro de 2020. Ele estava internado em função de complicações a partir de infecção provocadas pelo novo coronavírus. João deixou quatro filhas, uma neta e esposa. Ele preparava um livro sobre o Círio. João Carlos foi responsável pela elaboração de livro sobre os 25 anos da TV Liberal. Vinha atuando como colunista em O Liberal. Em 2 de novembro, já internado, publicou sua última crônica, versando sobre o diagnóstico da doença, os dias no hospital e a fé em Nossa Senhora de Nazaré.

Além dos depoimentos, como adianta Elton Magalhães, o trabalho valoriza o João escritor, da palavra, sob uma perspectiva pouco conhecida: o João poeta. O ponto de partida, então, é um poema que fala sobre o Círio em cinco sentidos. Os textos são narrados por uma personagem que releva o João devoto mariano.

"Seria o 20° ano dele na transmissão, contanto histórias de bastidores, esclarecendo dúvidas e interpretando simbologias da grande procissão. Porém, entendemos que João era um profissional singular. Não há substituto. Ele era único e nos ensinou muito nessas quase duas décadas", pontua Elton Magalhães. Após o lançamento neste dia 30, o documentário "João de Nazaré" estará disponível na GloboPlay.