EXPEDIÇÃO NO MAIOR PARQUE TROPICAL DO MUNDO ACHA PEIXE QUE PODE SER INÉDITO PARA A CIÊNCIA

Pesquisadores recolheram matupiri, pescado nativo da Amazônia, em tamanho maior do que o comum no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, na Calha Norte do Rio Amazonas, no Amapá.

EXPEDIÇÃO NO MAIOR PARQUE TROPICAL DO MUNDO ACHA PEIXE QUE PODE SER INÉDITO PARA A CIÊNCIA
MACAPÁ - Uma expedição no maior parque de floresta tropical do mundo, o Montanhas do Tumucumaque, que ocupa 25% do território do Amapá, encontrou um peixe que pode ser inédito para a ciência. O exemplar de matupiri é maior do que os outros indivíduos já catalogados na Amazônia. Pesquisadores continuam os estudos para confirmar a suspeita.

O peixe, coletado por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), pertence à família dos matupiris, mas possui diferenças, como o tamanho.

O grupo percorre rios do estado em busca de pescados que não foram encontrados em outros locais do planeta.

Na última semana, o grupo foi a campo à procura de novos exemplares na região do Rio Amapari, em Serra do Navio, em uma área que pertence ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

Proteção total, maior do país e uso sustentável: conheça as unidades de conservação do Amapá

Flávio Lima, especialista em matupiris, atua no Museu de Biodiversidade Biológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é colaborador da expedição. Ele pontua que ainda é necessário fazer estudos e coletar mais exemplares.

"Para um matupiri ele não é tão pequeno, chega a 7 centímetros de comprimento. A gente já conhecia algumas espécimes parecidas que ocorrem apenas em rios aqui da conhecida Calha Norte do Amazonas", detalhou Lima.

Segundo a pesquisadora Cecile Gama, do Iepa, essa é mais uma das espécimes que estão presentes no dia-a-dia da população que mora no Amapá. As encontradas têm diferenças não identificadas em outras espécies já reconhecidas cientificamente.

"Esse peixe pode ser conhecido por aqui. Agora a gente vai buscar mais dessa espécie para fazer a descrição e buscar um nome científico para ele", explicou a pesquisadora.

O exemplar agora faz parte do acervo do Iepa que já conta com mais de 5 mil espécimes, das quais cerca de 500 são de matupiris.

Os peixes começaram a serem catalogados nos anos 80 e atualmente passam por um trabalho de reorganização em parceria entre o instituto e pesquisadores do Brasil e do mundo. O Iepa planeja novas expedições nos próximos dias pelos rios amapaenses.