Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas, anuncia que vai se aposentar da política

Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas, anuncia que vai se aposentar da política
No país, especula-se que a filha dele, Sara, vai concorrer ao cargo de presidente nas eleições de 2022. Para os analistas, Duterte precisa fazer seu sucessor para não ser levado à Justiça. Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, conversa com jornalistas em abril de 2020

King Rodriguez/ Malacanang Presidential Photographers Division/ AP

Rodrigo Duterte, o presidente das Filipinas, disse neste sábado (2) que ele vai se aposentar da política —anteriormente, ele havia dito que iria concorrer ao cargo de vice-presidente.

Com o novo anúncio, passou-se a especular, no país, que ele está cedendo espaço para a própria filha, Sara Duterte-Carpio.

Duterte beija funcionária durante evento na Coreia do Sul

As eleições estão marcadas para 2022.

Duterte foi criticado quando anunciou que iria concorrer à vice-presidência —para muitos filipinos, isso iria contra o sentido da Constituição do país, que proíbe reeleições. O próprio presidente, agora, diz isso: "Em obediência à vontade do povo, que me colocou na presidência há muitos anos, eu digo aos meus compatriotas que eu seguirei o desejo deles".

Os analistas políticos afirmam que Duterte precisa conseguir fazer o sucessor para protegê-lo de ações legais (tanto nas Filipinas como em cortes internacionais). Ele pode ser acusado de milhares de mortes.

Mais de 60 milhões de filipinos vão votar em maio. Serão eleitos um novo presidente, vice-presidente e mais de 18 mil parlamentares e governantes locais.

Apesar da especulação sobre a possibilidade da filha de Duterte, Sara, concorrer ao cargo de presidente, ela já protocolou sua candidatura ao cargo de prefeita da cidade de Davao.

No entanto, ela havia feito isso quando o plano de seu pai ainda era concorrer à vice-presidência.

Os candidatos devem se registrar até a próxima sexta-feira, mas até o dia 15 de novembro é possível fazer alterações nas chapas.

Leia também

Presidente das Filipinas ameaça com prisão quem se recusar a tomar vacina contra a Covid-19

Presidente das Filipinas insulta Manny Pacquiao, boxeador que pode ser candidato nas próximas eleições

Veja os vídeos mais assistidos do g1