ÁRVORE QUE PRODUZ ÓLEO DE PAU ROSA PASSA POR NOVO PROCESSO DE EXTRAÇÃO

Linalol, subst√Ęncia extra√≠da da planta, √© usado como fixador de perfumes. Linalol, subst√Ęncia extra√≠da da planta, √© usado como fixador de perfumes.

ÁRVORE QUE PRODUZ ÓLEO DE PAU ROSA PASSA POR NOVO PROCESSO DE EXTRAÇÃO

MANAUS (Amazonas) - Extra√≠do da √°rvore de mesmo nome, o óleo do Pau Rosa é famoso na ind√ļstria da perfumaria e também quando o assunto é medicina caseira. O linalol, subst√Ęncia extra√≠da da planta, é usado como fixador de perfumes.

E é esse o principal ingrediente de perfumes franceses que, inclusive, ganharam fama e foram eternizados por estrelas como Marilyn Monroe.

Mas a extra√ß√£o dessa ess√™ncia quase levou o Pau Rosa a extin√ß√£o. Estima-se que até 2002, cerca de dois milh√Ķes de √°rvore foram derrubadas em cerca de 10 milh√Ķes de hectares da Floresta Amazônica.

A √°rvore que j√° foi encontrada em toda a Amazônia, hoje só é poss√≠vel ser vista em munic√≠pios, como, Parintins, Maués, Presidente Figueiredo e Novo Aripuan√£.

E para manter as √°rvores em pé para as próximas gera√ß√Ķes, empres√°rios deram in√≠cio à extra√ß√£o sustent√°vel do óleo. A técnica que antes usava o tronco da espécie, hoje se debru√ßa sobre as folhas, permitindo uma maior utiliza√ß√£o da espécie.

Pau Rosa quase foi extinto por causa da extração descontrolada no Amazonas