PAU ROSA: ÁRVORE QUE PRODUZ FIXADOR DE PERFUMES PASSA POR NOVO PROCESSO DE EXTRAÇÃO DE ÓLEO

Linalol, substância extraída da planta, é usado como fixador de perfumes. Linalol, substância extraída da planta, é usado como fixador de perfumes.

Linalol, o óleo fixador de perfumes. (FOTO: Internet)

Linalol, o óleo fixador de perfumes. (FOTO: Internet)

MANAUS - Extraído da árvore de mesmo nome, o óleo do Pau Rosa é famoso na indústria da perfumaria e também quando o assunto é medicina caseira. O linalol, substância extraída da planta, é usado como fixador de perfumes.

E é esse o principal ingrediente de perfumes franceses que, inclusive, ganharam fama e foram eternizados por estrelas como Marilyn Monroe.

Mas a extração dessa essência quase levou o Pau Rosa a extinção. Estima-se que até 2002, cerca de dois milhões de árvore foram derrubadas em cerca de 10 milhões de hectares da Floresta Amazônica.

A árvore que já foi encontrada em toda a Amazônia, hoje só é possível ser vista em municípios, como, Parintins, Maués, Presidente Figueiredo e Novo Aripuanã.

E para manter as árvores em pé para as próximas gerações, empresários deram início à extração sustentável do óleo. A técnica que antes usava o tronco da espécie, hoje se debruça sobre as folhas, permitindo uma maior utilização da espécie.

Pau Rosa quase foi extinto por causa da extração descontrolada no Amazonas