Colômbia esteriliza hipopótamos de Pablo Escobar para frear reprodução descontrolada

Colômbia esteriliza hipopótamos de Pablo Escobar para frear reprodução descontrolada
Cientistas estão preocupados com o impacto do rebanho, o maior da espécie fora da África. Os animais foram levados para a Colômbia pelo famoso traficante Pablo Escobar, morto em 1993. Os hipopótamos da antiga propriedade de Pablo Escobar são considerados o maior rebanho da espécie fora da África.

Getty Images via BBC

Um grupo de hipopótamos que pertenciam ao notório traficante colombiano Pablo Escobar está sendo esterilizado.

Escobar, que foi morto a tiros pela polícia em dezembro de 1993, importou ilegalmente diversos animais selvagens, incluindo um hipopótamo macho e uma fêmea - apelidados de "hipopótamos da cocaína".

Desde então, uma população crescente da espécie vem tomando conta do campo próximo a sua antiga fazenda, a Hacienda Nápoles.

Para tentar conter a reprodução desenfreada, o governo colombiano esterilizou até agora 24 de mais de 80 animais.

Para isso, foi usado um produto químico que torna os animais inférteis.

Ariel Palacios explica 'gosto peculiar' de Pablo Escobar por hipopótamos

Ambientalistas colombianos dizem que os hipopótamos, considerados o maior rebanho fora da África, são uma espécie invasora que causou afastamento da fauna nativa da região.

Alguns desses ambientalistas têm feito campanha para que os animais sejam sacrificados ou esterilizados.

Veja também:

Pablo Escobar: veja números e curiosidades do traficante

Como ajudei a matar Pablo Escobar

Sobrinho de Escobar diz que encontrou sacola de dinheiro em parede de apartamento na Colômbia

A pouco conhecida história do mercenário escocês contratado para matar Pablo Escobar

Em 1993, quando as autoridades apreenderam a Hacienda Nápoles - a propriedade de luxo de Escobar situada a cerca de 250 km da capital Bogotá - a maioria dos animais encontrados na fazenda foi levada para zoológicos de todo o país.

Mas não os hipopótamos.

"Era logisticamente difícil transportá-los, então as autoridades simplesmente os deixaram lá, provavelmente pensando que os animais morreriam", disse a bióloga colombiana Nataly Castelblanco.

No entanto, sem predadores naturais na América do Sul, os hipopótamos se multiplicaram.

De acordo com especialistas, eles começaram a se espalhar por uma das principais vias navegáveis ??do país, o rio Magdalena.

24 dos 80 animais foram esterilizados para conter reprodução.

Getty Images via BBC

Cientistas que estudam o impacto ambiental dos hipopótamos de Escobar dizem que os animais podem afetar o ecossistema local de várias maneiras: do deslocamento de espécies nativas já ameaçadas de extinção, como o peixe-boi, até a alteração da composição química dos cursos de água, o que poderia colocar em risco a pesca.

Escobar, um dos mais famosos criminosos sul-americanos de todos os tempos, foi o fundador do cartel de drogas de Medellín na década de 1980, responsável por sequestros, bombardeios e assassinatos indiscriminados. A certa altura, ele foi considerado um dos homens mais ricos do mundo.

Vídeos: notícias internacionais

https://www.youtube.com/watch?v=ISEd6QwZ7Bs