DNA de cabelo de Touro Sentado, líder indígena dos EUA, ajuda a descobrir seu bisneto

Havia pouco material genético para fazer os testes de DNA. Fios de cabelo do líder indígena do século 19 foram usados para a identificação. Ernie Lapointe, o descendente vivo mais próximo do líder indígena Touro Sentado, em imagem sem data

National Portrait Gallery, Smithsonian/via AFP

Um pedaço de cabelo de Touro Sentado, um chefe indígena do século 19 dos Estados Unidos, ajudou cientistas a confirmar que um homem que mora no estado de Dakota do Sul é o bisneto do líder.

Pesquisadores afirmaram, na quarta-feira (27), que o DNA extraído do cabelo, armazenado no Smithsonian Institution na cidade de Washington DC confirmou a relação de parentesco entre Touro Sentado, que morreu em 1890, e Ernie LaPointe, 73, que mora na cidade de Lead, na Dakota do Sul.

LaPointe, que tem três irmãs, disse que as pessoas sempre questionaram sua ligação com Touro Sentado. ”[Elas] provavelmente vão duvidar dessas descobertas também", afirmou.

Esse é um dos primeiros estudos que traça uma relação de parentesco entre um indivíduo vivo e uma figura histórica, e abre a possibilidade de fazer isso com outras pessoas da história cujo DNA pode ser extraído de restos mortais, como cabelo, dentes ou ossos.

O novo método foi desenvolvido por cientistas liderados por Eske Willerslev, diretor de um laboratório da Universidade de Cambridge.

Retrato de Touro Sentado, líder indígena do fim do século 19 nos EUA

National Portrait Gallery, Smithsonian Institution

Os pesquisadores levaram 14 anos para descobrir uma maneira de extrair DNA utilizável do cabelo, que se degradou depois de ser armazenado em temperatura ambiente antes de ser entregue pelo Smithsonian a LaPointe e suas irmãs em 2007.

"LaPointe me pediu para extrair DNA dele e compará-lo com seu DNA para estabelecer a relação parentesca. Há muito pouco cabelo, e o DNA é muito limitado. Demoramos muito para desenvolver um método que, baseado no DNA antigo, pode ser comparado ao de pessoas vivas em várias gerações", disse disse Willerslev.

Quem foi Touro Sentado

O nome de Touro Sentado na língua da nação Lakota, à qual ele pertencia, era Tatanka-Iyotanka.

Ele foi um dos responsáveis por reunir as tribos Sioux, das planícies do Centro dos EUA, para enfrentar os colonos brancos que tomavam terras das tribos.

Os indígenas também entraram em confronto com forças militares dos EUA, que tentavam expulsar os nativos de seu território.

Touro Sentado liderou guerreiros que lutaram com tropas federais em 1876, em um local que hoje é o estado americano de Montana.

Existem dois cemitérios oficiais para ele: um na Dakota do Norte e outro na Dakota do Sul.

Veja os vídeos mais assistidos do g1