CEA cita que falha em subestação de Macapá foi reflexo "de alta de consumo" em horário de pico

CEA cita que falha em subestação de Macapá foi reflexo
Na sexta (5), houve 'saída de operação' da Subestação Santa Rita que atende o Centro, e zonas Sul e Oeste da capital. Estado recebeu dois transformadores para funcionarem como reserva. Problema em subestação deixa bairros de Macapá sem energia nesta sexta-feira, 5

Neste sábado (6), a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) explicou que a queda de energia que afetou bairros e distritos de Macapá na sexta-feira (5) foi reflexo de uma alta no consumo de energia num horário de pico, o que teria sobrecarregado a subestação Santa Rita.

1 ANO DE APAGÃO: Quedas de energia quase diárias prejudicam rotina e economia

ENTENDA: como funciona a produção e transmissão da energia no estado

Apesar da subestação atender bairros da região Central, parte da Zona Sul e Zona Oeste, o problema também foi sentido por parte dos moradores da Zona Norte. Conforme a CEA, a interrupção do fornecimento foi causado pela "saída de operação" da subestação.

"Estas ocorrências ainda são reflexos da alta demanda de consumo neste período de elevadas temperaturas, que ocasiona a sobrecarga do sistema em horários considerados de pico", explicou a Companhia em nota.

Subestação Santa Rita, da Companhia de Eletricidade do Amapá

Jorge Júnior/Rede Amazônica

Ainda conforme a CEA, a Equatorial Energia, que venceu o leilão da concessão e vai controlar a distribuidora ainda este ano, trouxe para o Amapá dois transformadores, que vão funcionar como reserva, entrando em operação caso algum outro equipamento apresente falhas no fornecimento, como ocorreu na sexta-feira.

"Como parte do reforço ao sistema, já chegaram em Macapá dois transformadores para a subestação de Laranjal do Jari e Santa Rita trazidos pela Equatorial Energia, reforçando a segurança, uma vez que ficarão de back up", pontuou em nota.

Os transformadores novos serão encaminhados para as subestações na semana que vem.

A queda simultânea de energia elétrica ocorrida na sexta-feira em bairros de todas as zonas da cidade iniciou por volta de 14h30. O serviço começou a ser normalizado por volta de 17h30, de forma gradual.

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: