Por que Garibaldo, da Vila Sésamo, está no centro de uma polêmica antivacina nos EUA?

Por que Garibaldo, da Vila Sésamo, está no centro de uma polêmica antivacina nos EUA?
Personagem infantil fez uma postagem de incentivo à vacinação contra a Covid-19 no fim de semana, mas foi criticado por políticos conservadores e negacionistas. Garibaldo em foto sem data

Reprodução/Twitter/BigBird

Garibaldo, o pássaro amarelo do programa "Vila Sésamo", se tornou o centro de uma polêmica antivacina nos Estados Unidos após fazer uma postagem, no sábado (6), incentivando a vacinação contra a Covid-19.

"Eu recebi a vacina contra a Covid-19 hoje! Minha asa está um pouco dolorida, mas ela vai deixar meu corpo extra protegido para me deixar, e deixar os outros, com saúde", escreveu o personagem.

O que parecia uma inocente campanha de conscientização, acabou tomando outro rumo. O governador do Texas, Ted Cruz, criticou o que chamou de "propaganda de governo para crianças".

'Propaganda de governo para crianças', diz post do governador texano

Reprodução/Twitter

O republicano recebeu o apoio de outras personalidades conservadoras dos EUA e de pessoas contrárias à vacinação - que parece estar estagnada no país com 58,4% da sua população protegida.

No Texas, mais de 4,2 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença e ao menos 72 mil morreram por complicações da Covid-19, segundo balanço da Universidade Johns Hopkins.

Senadora pelo estado do Arizona, Wendy Rogers escreveu em sua rede social que Garibaldo era comunista por apoiar a vacinação.

"Garibaldo é um comunista", escreveu a senadora republicana.

'Garibaldo é um comunista', escreveu a senadora republicana.

Reprodução/Twitter

O Arizona acumulou mais de 1,1 milhão de infecções e uma contagem de mortos que passou dos 21 mil, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Desde o início da pandemia, os produtores da Vila Sésamo usaram seus personagens da TV para ensinar crianças e famílias americanas sobre os riscos da Covid-19 e como se proteger.

Liz Wheeler, comentarista política conservadora, também respondeu ao personagem de ficção que não levaria sua filha pra receber a vacina contra o coronavírus.

A vacina da Pfizer/BioNTech foi aprovada nos EUA para a vacinação de crianças a partir dos 5 anos após a recomendação da agência sanitária americana.

Garibaldo, que na ficção tem seis anos, pôde tomar a vacina, já Elmo, o famoso fantoche vermelho, ainda vai ter que esperar pois tem três anos.

Garibaldo e Elmo em foto sem data

Reprodução/Twitter/Big Bird

O uso de personagens infantis e da cultura pop para o incentivo de vacinas não é algo incomum e não é exclusivo das vacinas contra a Covid-19.

Em 1972, nos EUA, o próprio Garibaldo foi protagonista de uma campanha federal, durante a gestão do presidente republicano Richard Nixon, para incentivar a vacinação de estudantes.

Já em 1970, R2D2 e C-3PO protagonizaram um anúncio que perguntava aos "pais da Terra" se eles já haviam imunizado suas crianças.

R2D2 e C-3PO: 'Pais da Terra: haviam imunizaram suas crianças?'

Reprodução/Redes Sociais

Mas o pássaro amarelo recebeu bastante apoio por sua decisão de se vacinar. Até mesmo Oscar, o rabugento da Vila Sésamo disse que a vacina "não vai te deixar mal", talvez "só com o braço dolorido".

Até mesmo o presidente americano Joe Biden elogiou Garibaldo e disse que ao se vacinar, ele deixa toda a vila segura.

'Muito bem, Garibaldo', disse Biden. 'Vacinar-se é a melhor maneira de manter sua vila segura'

Reprodução/Twitter

A vacinação nos EUA é gratuita e está disponível para todos os cidadãos a partir dos 5 anos de idade. O governo americano vem tentado encontrar formas de incentivar a vacinação.

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (4) que vai passar a exigir das empresas com mais 100 funcionários que garantam a imunização de seus empregados nos Estados Unidos.

Os funcionários que não estejam imunizados vão ter de ser testados pelo menos uma vez por semana e também usar máscara no local de trabalho, segundo o governo do presidente Biden.