Semas apreende mais de 200 kg de pescado no Lago de Tucuruí

A atividade fez parte do cumprimento do defeso do pescado, período em que se busca preservar o período reprodutivo das espécies de peixes na região.

Semas apreende mais de 200 kg de pescado no Lago de Tucuruí

Tucuruí (Pará) - A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) apreendeu mais de 200 quilos de pescado, 40 quilos de carne de jacaré e 02 pirarucus vivos adultos, espécie ameaçada de extinção durante operação que durou 10 dias, e foi concluída nesta sexta-feira (23), na região da Unidade de Conservação Lago de Tucuruí. As ações também tiveram a participação do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e da Polícia Militar do Pará.

A atividade fez parte do cumprimento do defeso do pescado, período em que se busca preservar o período reprodutivo das espécies de peixes na região. As equipes percorreram os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Novo Repartimento, Jacundá e Nova Ipixuna.

"Se trata de uma ação permanente de fiscalização com a integração entre os órgãos estaduais e municipais, que ocorre ao longo do ano, na região. O objetivo é garantir o respeito ao período reprodutivo das espécies de pescado e, dessa forma, manter os estoques pesqueiros e, por consequência, a sustentabilidade econômica daqueles que sobrevivem da pesca", destacou Mônica Moreira, diretora de Fiscalização e Meio Ambiente da Semas.

Também foram apreendidos 44 aves da espécie passeriforme e 03 quelônios (tracajás), além dos apetrechos de pesca e materiais de caça proibidos, como 16.200 metros de rede de malhadeiras, 08 motosserras, 8 arpões, 4 motores rabeta, 48 gaiolas e uma arma de fogo caseira.

O pescado em condições adequadas de consumo foi doado para comunidades carentes da região. Já os outros animais foram devolvidos à natureza.