Servidor da Receita no AP é preso pela PF por receber vantagens para favorecer contador

Servidor da Receita no AP é preso pela PF por receber vantagens para favorecer contador
Nesta quinta (18), a 2ª fase da operação 'Contrapartida' cumpriu buscas e apreensões em residências de empresário, do contador e do servidor público investigados. Servidor da Receita no Amapá é preso na 2ª fase da operação Contrapartida

PF/Divulgação

Um servidor público da Receita Federal no Amapá foi preso preventivamente nesta quinta-feira (18), na 2ª fase da operação Contrapartida. Ele já havia sido afastado das atividades na 1ª fase do trabalho, ocorrida em maio. A Polícia Federal (PF) afirma que encontrou indícios de que ele recebia vantagens indevidas ao repassar a um contador informações restritas do órgão.

Os crimes investigados são corrupção ativa e passiva. Nesta quinta-feira, os policiais deram cumprimento, além da prisão, a três mandados de busca e apreensão em três residências em Macapá: na casa do servidor preso, na do contador investigado e ainda no endereço de um empresário que teria sido beneficiado com o esquema.

O servidor investigado não teve o nome revelado. Conforme a PF, o contador que integrava o “arranjo criminoso” usava as informações privilegiadas da Receita para beneficiar clientes.

1ª fase

PF cumpriu mandado na sede da Receita Federal na 1ª fase da Operação Contrapartida

Polícia Federal/Divulgação

O trabalho foi deflagrado no dia 27 de maio. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, também na capital: um na sede da Receita Federal, no Centro, e outro na casa do servidor. Na residência dele, os agentes encontraram R$ 3.750 escondidos numa bolsa na gaveta do banheiro.

A corporação identificou o esquema a partir de evidências encontradas nas investigações da operação Ágora, de julho de 2020, e que apurou indícios de corrupção na obra de uma praça que durou 8 anos em Oiapoque.

Operação Contrapartida - dinheiro apreendido na casa de servidor da Receita

Polícia Federal/Divulgação

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: