Profissionais de unidades de conservação vão usar novo aplicativo de monitoramento no interior do AM

Profissionais de unidades de conservação vão usar novo aplicativo de monitoramento no interior do AM
Aplicativo vai ajudar os trabalhadores a coletar informação de uma maneira mais ágil e mais organizada. Ambientalistas fazem monitoramento com ajuda de aplicativo em Presidente Figueiredo

Em Presidente Figueiredo, os profissionais de várias unidades de conservação participaram de um treinamento em que vão utilizar uma nova ferramenta de monitoramento de fiscalização: um aplicativo criado pela Organização Não-Governamental WWF. O aplicativo já foi utilizado em outros países.

Agora, no lugar de GPS, máquina fotográfica e papel, os agentes de meio ambiente vão conseguir fazer todo o trabalho com apenas um celular. O aplicativo vai ajudar os trabalhadores a coletar informação de uma maneira mais ágil e mais organizada.

“Com essa tecnologia, o profissional vai anotar tudo isso de maneira integrada e unificada no celular. E quando voltar para sua base, ao invés de processar toda a informação separada, ele consegue ter um relatório com todas as informações”, explicou Felipe Spina, da ONG WWF.

Participaram deste treinamento agentes vários municípios do Amazonas e também de outros estados, além de um representante da Colômbia, que já utiliza esta ferramenta.

De acordo com o engenheiro topográfico Jorge Andrés, esta ferramenta é muito importante para ajudar no monitoramento. Na Colômbia, há 58 áreas que estão sendo monitorada pelo aplicativo.

Presidente Figueiredo ganha ferramenta de reforço na fiscalização da floresta

Ambientalistas usam celular para mapear a floresta em Presidente Figueiredo, no AM

Francisco Carioca/ Rede Amazônica

Veja os vídeos mais assistidos do Amazonas