Rogério Marinho vai explicar destinação de verba para construção de mirante em município no RN

Rogério Marinho vai explicar destinação de verba para construção de mirante em município no RN
Marinho já esteve na Câmara em julho para falar do "orçamento secreto"

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados reúne-se nesta terça-feira (23) com ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Ele vai prestar esclarecimentos sobre o uso de R$ 1,4 milhão do chamado "orçamento secreto" para construção de um mirante turístico no município de Mote das Gameleiras, no Rio Grande do Norte.

Orçamento secreto é o apelido dado a parlamentares de oposição às emendas do relator do Orçamento, identificadas com o código técnico RP9, e que, segundo eles, não seriam transparentes. O convite ao ministro foi feito pela comissão por sugestão do deputado Elias Vaz (PSB-GO).

Elias Vaz afirma que uma reportagem revelou que o mirante fica vizinho a um terreno onde Marinho planeja construir um condomínio privado. O deputado lembra que o ministro compareceu à Câmara em junho e negou ser o autor dos pedidos de repasse. "Porém, documentos de execução orçamentária do Ministério do Turismo, obtidos pelo Estadão por meio da Lei de Acesso à Informação, confirmaram que o ministro é o autor da indicação dos recursos", afirma o parlamentar, acrescentando que, informado dos documentos, o ministro mudou a versão e admitiu ao jornal que acionou o Turismo para o repasse.

A audiência será realizada no plenário 9, a partir das 10 horas.