Bionegócios da Amazônia na maior feira de cosméticos da América do Sul

Bionegócios da Amazônia na maior feira de cosméticos da América do Sul
Produtos à base de jambu, erva da Amazônia conhecida pela sensação de tremor que causa na boca são alguns dos cosméticos que serão expostos na 16ª edição da Beauty Fair – a maior feira de beleza profissional das Américas, que ocorrerá de 20 a 23 de novembro de 2021, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Além do famoso jambu, os empreendedores da região levam para a Feira os produtos criados com à base dos insumos da Amazônia, com respeito ao meio ambiente e socialmente responsável.

O Pará será o único estado a ser representado em estande coordenado pelo Sebrae e que será um espaço de comercialização e abertura de canais para 12 pequenos negócios atendidos em parceria com o Governo do Estado do Pará por meio do Arranjo Produtivo Local - APL de Cosmético.

No estande do Pará terá empresas que oferecem produtos para cabelo e corpo, óleos corporais, suplementos para beleza, essências e perfumaria. No espaço terá exposição e comercialização desses produtos e network entre os empreendedores e empresas visitantes.

Bionegócios da Amazônia na maior feira de cosméticos da América do Sul

Sebrae Pará

Bioeconomia

O Sebrae no Pará vem atuando no setor da bioeconomia desde o início dos anos 2000 por meio de projetos para a cadeia produtiva com ações de Inovação e Tecnologia com foco no mercado. Uma das ações foi o mapeamento da cadeia produtiva de cinco estados da região Norte, o que direcionou para o fortalecimento de um grupo de atendimento empresarial no Pará.

Em 2018 foi criado um projeto específico de atendimento e direcionamento das empresas para que se adequassem às exigências propostas para a indústria do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos dentro e fora do Brasil. “O primeiro eixo foi trabalhar a regulamentação e atuar com frentes de incremento tecnológico como testes de dermocosméticos, embalagem, rotulagem, além das parcerias com agregação de valor no mercado nacional e internacional”, explica Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

Rubens reforça que o Sebrae realiza um grande esforço para fortalecer o segmento em nível nacional, uma vez que os bionegócios e a Amazônia estão na pauta do dia. “É um valor agregado enorme falar da região para o mundo e as empresas paraenses têm uma grande oportunidade em poder contar com redes de parceiros estratégicos no segmento”, lembra o diretor ao ressaltar que o Sebrae no Pará participa do APL de Cosméticos junto com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia - Sedeme e o Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Pará - Sinquifarma - que promovem essa discussão junto com a Federação das Indústrias do Estado do Pará - Fiepa para promover parcerias importantes junto com o PCT Guamá. “Temos um resultado muito importante para os empreendedores que não tem condições de investir em testes e laboratórios: o contrato com o Imecap Brasil, que vai adquirir toda a produção da cooperativa de Salvaterra que trabalha com a extração de óleos e insumos da florestas”, comemora Rubens ao se referir ao contrato assinado em setembro deste ano.

A concepção do estande paraense é focada em um olhar estratégico voltado para a Amazônia, afim de mostrar para o mundo os bionégocios frutos dos insumos da Amazônia como um produto diferenciado e preparado para acessar diferentes mercados. Tudo isso com base em produzir para preservar, utilizando os insumos da floresta sem devastar e cuidando para que as próximas gerações tenham a mesma preocupação com a sustentabilidade e a geração de renda para os povos da floresta.

A Feira

Desenvolver o mercado da beleza é a proposta da Beauty Fair – Feira Internacional de Beleza Profissional, que há 16 anos participa da vida e dos negócios de milhões de profissionais, lojistas, indústrias, distribuidores e exportadores do mundo todo. A Feira é a porta de entrada para empresários que desejam criar conexões de negócios em toda a América do Sul. Na Beauty Fair, as rodadas de negócios garantem a aproximação da indústria com o perfil adequado de exportador/distribuidor. São esperadas a visita de mais de 20 mil profissionais nos três dias de evento.

No espaço, os visitantes encontram as melhores marcas de beleza e podem negociar ou comprar com condições únicas e especiais, além de encontrar oportunidades de atualização profissional em um dos mais prósperos setores do Brasil.

Pequenos negócios paraenses na Beauty Fair:

Mahá Cosméticos – Startup que nasceu dentro da Ufopa – Universidade Federal do Oeste do Pará – Santarém

Universo Capilar – Desenvolveu uma fórmula de tônico capilar já registrado e que passou com sucesso nos testes de eficácia do produto

Jambu Sinimbu – Trabalha com produtos à base de jambu. O carro-chefe é o “Tremidão” – cosmético erótico. O jambu aumenta a salivação e causa uma leve dormência na língua graças a uma substância chamada espilantol, que está sendo estudada pela indústria farmacêutica e de cosméticos, por causa de seu possível efeito anti-inflamatório e anestésico. De certo, é o efeito no paladar, que está mais que aprovado.

Ekilibre Amazônia – Empresa de Alter do Chá – em Santarém – que trabalha com formulações veganas e sem produtos sintéticos

Sementes da Amazônia – Trabalha com formulações veganas e produtos naturais.

Juruá – Empresa com mais de 100 anos na produção de cosméticos com insumos amazônicos. Está em sua terceira geração

Rei das Essências – Começaram fracionando essências e desde 2020 produzem perfumes, produtos para cabelo e corpo com ativos amazônicos.

Chamma da Amazônia – Começou vencendo óleos no mercado do Ver-o-Peso. Produz cosméticos e perfumarias com insumos da Amazônia. Está em sua terceira geração.

Ver o Fruto – Startup que produz soluções com resíduos do açaí. Fabrica microesferas com o caroço do açaí que são utilizados em produtos cosméticos – destaque para o sabonete facial para a redução da oleosidade da pele.

Natural Quântica – Nova indústria de cosméticos de Marabá especializada em produtos de beleza, cosméticos e cuidados pessoais.

Perfume de Nazaré – Tem como proposta o lucro compartilhado com a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Foi desenvolvido na Europa com essências amazônicas e francesas.

Laboratório São Lucas – Trabalha com produtos fitoterápicos com óleos amazônicos e essências da floresta.