Produtor rondoniense fica em 3º lugar em concurso nacional de qualidade do cacau

Produtor rondoniense fica em 3º lugar em concurso nacional de qualidade do cacau
Mauro Celso Tauffer, de Buritis (RO) concorria na categoria varietal. Essa foi a primeira edição com representante de Rondônia na disputa. Produtor rondoniense fica em 3º lugar em concurso nacional de qualidade do cacau

Reprodução

O produtor Mauro Celso Tauffer, de Buritis (RO), ficou em 3º lugar no III Concurso Nacional de Qualidade do Cacau. Ele concorria na categoria varietal. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta segunda-feira (22), na Bahia.

"Meu coração está a mil. A gente começou com cacau há pouco tempo e já estamos na disputa. Para mim é uma grande felicidade. Eu estava na dúvida se vinha ou não [para a Bahia] sou meio medroso, estava com medo de andar de avião, mas fizemos uma boa viagem e é bom demais representar Rondônia e Buritis", comentou Mauro após ganhar o prêmio.

Essa é a primeira vez que um produtor de Rondônia participa do evento. Durante os discursos de abertura o estado foi chamado de "protagonista em qualidade" e de "boa surpresa para a cacauicultura".

Nas as etapas de classificação do concurso, o júri técnico analisou a qualidade sensorial dos produtos, a qualidade das amêndoas, do licor e também julgou a sustentabilidade, avaliando se os inscritos respeitam as boas práticas de produção.

No total, mais de 94 amostras foram inscritas no concurso e 22 chegaram à final concorrendo a mais de R$ 24 mil em prêmios.

Produtor rondoniense fica em 3º lugar em concurso nacional de qualidade do cacau

Reprodução

O cacau é um fruto nativo amazônico, no Brasil a produção acontece principalmente em Rondônia, Pará, Bahia e Espírito Santo. Segundo a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), o cultivo é feito, geralmente, junto a produtos como cupuaçu, banana e floresta nativa, em um tipo de produção conhecida como Sistema Agroflorestal (SAF).

Concurso em Rondônia

O 1° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau) está marcado para acontecer entre os dias 24 e 25 de novembro, no município de Jaru (RO).

O evento tem o objetivo de incentivar o cultivo do cacau no estado e premiar os melhores produtores, que concorrem a R$ 23,1 mil em prêmios.

No dia 24 será feita a degustação dos chocolates originários das amêndoas dos cacaus que foram inscritos no concurso, e no dia 25, acontecerá a premiação. De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), 38 produtores de cacau de todas as regiões de Rondônia participam do concurso.

VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia