Construção de nova subestação de energia elétrica no Amapá será leiloada pela Aneel em dezembro

Construção de nova subestação de energia elétrica no Amapá será leiloada pela Aneel em dezembro
Licitação, que também contempla uma linha de transmissão para a capital, ocorrerá em 17 de dezembro. Medida visa dar mais segurança energética ao estado que enfrenta crise há um ano. Subestação Macapá, a principal do Amapá

Rede Amazônica/Reprodução

O leilão para a construção de uma nova subestação de energia elétrica em Macapá foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O processo ocorrerá em 17 dezembro na sede da B3, em São Paulo, e também contempla uma linha de transmissão de 10 quilômetros.

A intenção do Ministério de Minas e Energia (MME) é que a nova subestação melhore a distribuição de eletricidade aos consumidores da capital e parte dos municípios do Amapá, que sofreram com a crise de fornecimento de energia elétrica por 22 dias em novembro de 2020.

LEIA MAIS: Apagão ocorrido há 1 ano expôs fragilidades no acesso a energia no estado

1 ano de apagão no Amapá: soluções e investimentos para energia com mais qualidade

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate), Mário Miranda, a nova subestação será chamada de Macapá 3 e se conectará à já existente.

"Está programado para o mês de dezembro deste ano a licitação da concessão subestação Macapá 3 e 230 quilovolts, que também se conectará à existente, a subestação Macapá 2, por meio de uma linha de transmissão de 10 quilômetros", informou.

Transformador queimado em subestação de energia em Macapá

Arquivo Pessoal

Miranda acredita que a construção deve iniciar já em 2022, com duração de até 42 meses e melhorias devem ser feitas no sistema de energia elétrica do Amapá.

"Dada a nova situação da CEA [Companhia de Eletricidade do Amapá, que passa pelo processo de desestatização], que agora tem concessão efetiva, o seu novo controlador terá condições de promover a devida integração da rede de distribuição com a nova subestação que iniciará suas obras em 2022", disse.

Ainda em ações para suprir a demanda de energia no estado, no dia 12 de novembro, a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), que administra a Subestação Macapá 2, recompôs o funcionamento da estrutura com três transformadores de 150 megavoltampère após o apagão no Amapá.

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: