Apagão no Amapá: um ano após energia restabelecida, distribuição passa à iniciativa privada

Apagão no Amapá: um ano após energia restabelecida, distribuição passa à iniciativa privada
Foram 22 dias de grave crise energética, 4 deles sem o fornecimento e o restante em rodízio de eletricidade. Grupo Equatorial Energia venceu leilão e administra a CEA até 2051. Trabalhador da CEA na rede elétrica em Macapá

Arquivo g1

Em 24 de novembro de 2020, quase 90% da população amapaense saiu do período mais grave da crise energética que deixou o estado num apagão durante 22 dias. Exatamente um ano depois, nesta quarta-feira (24), a distribuição, comandada pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), passa a ser administrada pela iniciativa privada.

O blecaute, que iniciou em 3 de novembro de 2020, afetou 13 dos 16 municípios do estado e foi um dos maiores apagões da história do país. Foram 22 dias seguidos de problemas, dos quais os quatro primeiros em escuridão total e o restante sob regime de rodízio.

Apagão expôs fragilidades no acesso a energia elétrica no estado

A explosão de um transformador numa subestação na Zona Norte de Macapá durante uma tempestade desencadeou um problema muito maior que a ausência de energia elétrica, mas também expôs um frágil e dependente sistema, desde a geração, passando pela transformação e a distribuição - esta última era a única ainda administrada pelo Estado.

Governo repassou na terça-feira o controle da Companhia de Eletricidade do Amapá ao grupo Equatorial Energia

Laura Machado/g1

Na terça-feira (23), o Governo do Estado do Amapá fez a cerimônia que repassou o controle da CEA para o grupo Equatorial Energia, o vencedor do leilão realizado em junho pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A empresa assume oficialmente nesta quarta-feira as operações da distribuidora de energia, encerrando a transição da desestatização da Companhia.

Controladora da distribuição de energia elétrica para o estado, a CEA existe há 65 anos. O novo investidor recebe a companhia em meio a uma intensa crise, com série de apagões. Por isso e também pelas dívidas acumuladas, o Ministério de Minas e Energia (MME) considerou essa uma das mais desafiadoras concessões.

Sede da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), em Macapá

Caio Coutinho/G1

O grupo Equatorial Energia atende a distribuição de mais de 20% de todo o território nacional, e possui representações nos estados do Maranhão, Pará, Alagoas, Piauí e no Rio Grande do Sul. No Amapá a concessão é pelo período de 30 anos - até o ano de 2051. Nesse período, o grupo deve aplicar mais de R$ 3 bilhões para melhorar a prestação dos serviços.

A privatização da CEA integra o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) é uma iniciativa do Governo Federal que busca reaquecer a economia e estimular a geração de empregos através da concessão de serviços.

Apagão

Amapá viveu apagão por mais de 20 dias em novembro de 2020

Jornal Nacional/Reprodução

O apagão aconteceu durante uma tempestade na subestação da Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), empresa privada responsável pelo serviço. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) descreveu que encontrou uma série de falhas em usinas, na rede de distribuição e Subestação Macapá, que é a principal do estado.

Veja a cronologia da crise de energia elétrica

TSE adiou eleições municipais em Macapá por causa do blecaute

3 diretores de empresa são indiciados pela PF por transformador reserva sem manutenção por um ano

ONS elenca série de falhas que resultaram no apagão no Amapá: "contingência múltipla"

Segundo o relatório do ONS, na noite do dia 3 houve um curto-circuito, seguido de explosão e de incêndio num primeiro transformador, o que sobrecarregou o segundo equipamento. O problema foi que, segundo o ONS, não havia um transformador de "backup", que estava em manutenção há quase um ano.

Em julho deste ano, a Polícia Federal concluiu o inquérito do caso e indiciou três diretores da LMTE. "A responsabilização foi em função do artigo 265 do Código Penal Brasileiro, devido ao transformador reserva (backup) que ficou sem manutenção por um ano", publicou a PF.

Antes disso, em fevereiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que multou a concessionária LMTE em R$ 3,6 milhões. Em contrapartida, a empresa declarou que o apagão foi um "conjunto de fatores".

Apagão no Amapá: investigação em transformador incendiado

JN

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

Assista a vídeos do apagão no Amapá:

Relembre as edições do podcast "O Assunto" dedicadas ao apagão