Mostra Cinema Panorama Norte: 11 filmes produzidos na Amazônia são exibidos de graça em Macapá

Mostra Cinema Panorama Norte: 11 filmes produzidos na Amazônia são exibidos de graça em Macapá
Programa√ß√£o inicia nesta quarta-feira (24) e vai até sexta (26), no Sesc Centro. Cena do curta-metragem amapaense 'A√ßaí'

Jonathan Sansi/Divulgação

Onze filmes produzidos na regi√£o s√£o exibidos gratuitamente no Centro de Macap√°, a partir desta quarta-feira (24). A 4¬™ Mostra Sesc de Cinema - Panorama Norte ocorre até sexta-feira (26).

A programa√ß√£o exibe produtos audiovisuais de nortistas, dentre elas três amapaenses: "A√ßaí", "Super Panc Me" e "A Montanha Dourada". Esses três filmes foram produzidos com recursos do 1¬ļ Edital de Produ√ß√£o Audiovisual do Amap√°, lan√ßado em 2017.

Além da mostra, os visitantes poder√£o participar de debates sobre a sétima arte na regi√£o. Todas as noites, após as exibi√ß√Ķes dos filmes, os cineastas Aron Miranda e André Cantu√°ria mediam as discuss√Ķes e falam sobre os bastidores das produ√ß√Ķes.

Serviço

4ª Mostra Sesc de Cinema - Panorama Norte

Local: Sesc Centro (Rua Tiradentes, esquina com a Av. Mendon√ßa Júnior)

Hora: a partir das 19h

Entrada gratuita

Programação

Dia: 24/11/21 (quarta-feira)

01 РAÇAI/AP (18:44)

Sinopse: O curta “A√ßaí” conta a saga de Dionlenon, um homem de 30 anos que est√° acostumado com a vida que leva ao lado da m√£e, com quem mora numa periferia de Macap√°. Ele sai em busca de dois litros de a√ßaí para almo√ßar, mas n√£o conta com uma viagem t√£o distante assim.

Classificação indicativa: Livre

02 – DOCUMENT√ĀRIO CDA 20 ANOS/AM (27:47)

Sinopse: S√£o duas décadas de momentos memor√°veis, alegrias e períodos complexos, a vontade de continuar resistindo nos move à comemora√ß√£o dos 20 anos do Corpo de Dan√ßa do Amazonas – CDA. Foram v√°rias a√ß√Ķes realizadas, mais de 50 obras criadas com a colabora√ß√£o de artistas do Brasil e do exterior, diversas parcerias estabelecidas e muitos projetos desenvolvidos. Durante todo este percurso passaram mais de 80 integrantes, entre bailarinos, diretores e parceiros, que contribuíram com o crescimento da companhia. Reconhecer o passado e compreender o presente é um bom caminho para planejar o futuro, se reinventar e persistir no caminho para que a arte da dan√ßa sobreviva.

Classificação indicativa: Livre

03 – BENZEDEIRA – MARIA DO BAIRRO/PA (15:01)

Sinopse: Sinopse: O curta ir√° imergir no universo da benzedeira Maria do Bairro que escolheu o silêncio para dividir a sabedoria que lhe foi confiada. Esta ciência da natureza se esconde ao longe em uma ilha na comunidade do Tamatateua, interior do município de Bragan√ßa. Manoel Amorim, conhecido como Maria do Bairro, o preto conhecedor de ervas e benzedor, se dedica à cura do corpo e da alma de quem a procura. O saber que a habita n√£o vem do achismo, mas sim da vivência e resistência direta com a natureza, seus espíritos e filosofia.

Classificação Indicativa 12 anos

04 – A INACREDIT√ĀVEL HISTÓRIA DO MILHO GIGANTE/RR (05:07)

Sinopse: Uma pequena formiga encontra no meio do mato um milho gigante, que ela n√£o consegue carregar sozinha. De passagem por ali, o Tamandu√° se oferece para cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos familiares. E agora: a formiga confiar√° no seu maior predador? Inspirado em poema homônimo, "A inacredit√°vel história do milho gigante" é uma f√°bula contempor√Ęnea em forma de um divertido filme de anima√ß√£o, com um final surpreendente.

Classificação Livre

Telefilme 'Super Panc Me' (Castanha Filmes) mostra jovem vlogueira que passou 21 dias se alimentando apenas de Plantas Alimentícias N√£o Convencionais (PANCs)

Secult/Divulgação

Dia 25/11/21 (quinta-feira)

05 – SUPER PANC ME/AP (55:35)

Sinopse: Gabriela é vlogueira e entregadora de a√ßaí na cidade de Macap√°. Ao se deparar com problemas financeiros e pessoais acaba conhecendo Jonas e decide fazer um document√°rio passando 21 dias comendo apenas PANCs (Plantas Alimentícias N√£o Convencionais) para competir em um festival de cinema independente.

Classificação indicativa: Livre

06 – T√Ā QUENTE/AM (18:54)

Sinopse: T√° quente é um relato audiovisual dos costumes do manauara que vive na capital. Uma rela√ß√£o de amor e ao mesmo tempo de desconforto com o calor que faz na cidade.

Classificação indicativa: 10 anos

07 – NAZARÉ: DO VERDE AO BARRO/RO (08:03)

Sinopse: Uma família embarca numa viagem em busca de uma nova vida. É na comunidade de Nazaré que constroem uma rela√ß√£o de afeto, respeito e amor com a Amazônia. Em diferentes fases, a jornada de uma família muda conforme as √°guas de um rio.

Classificação indicativa: Livre

08 – E O QUE SOBROU PARA AS DISTOPIAS/PA (03:00)

Sinopse: É dolorosa a ironia do isolamento social quando a gente j√° virou imagem h√° muito tempo. N√£o cabem mais met√°foras sobre a solid√£o e o individualismo quando agora é obrigatório viver só. O presente é mais absurdo que qualquer fic√ß√£o futurista, com tudo isso me pergunto: E o que sobrou para as distopias?

Classificação indicativa: Livre

Curta 'A Montanha Dourada', produção sobre a mineração no Amapá

Castanha Filmes/Divulgação

Dia 26/11/21 (sexta-feira)

09 – A MONTANHA DOURADA/AP (53:43)

Sinopse: “A Montanha Dourada” é um document√°rio que apresenta o universo encantado e cruel da recente corrida do ouro na Amazônia, através das histórias contadas por pessoas que cruzam o Brasil para trabalhar nos garimpos do Amap√°.

Classificação indicativa: Livre

10 – MEUS SANTOS SAÚDAM TEUS SANTOS/PA (13:46)

Sinopse: Em uma viagem de regresso à ilha do Marajó, terra de seus avós, Rodrigo conhece a pajé Roxita e recebe a notícia de que têm guias espirituais de heran√ßa. Rodrigo ent√£o vive sua inicia√ß√£o na pajelan√ßa marajoara e registra sua rela√ß√£o com Roxita, que ser√° sua guia num encontro com seus ancestrais.

Classificação indicativa: 12 anos

11 – ELIPSES/RO (36:32)

Sinopse: Elipses segundo o dicion√°rio, aquilo que est√° subtendido, o que n√£o é dito. 5 cenas que retratam a realidade de forma crua e veraz. Um filme que tendo a cidade de Porto Velho como plano de fundo, abordar√° as quest√Ķes mais diversas e que muitas vezes n√£o s√£o ditas.

Classificação indicativa: 12 anos

Veja o plant√£o de últimas notícias do G1 Amap√°

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: