Após governo anunciar abono a professores do AC, servidores administrativos protestam para serem incluídos

Após governo anunciar abono a professores do AC, servidores administrativos protestam para serem incluídos
Governador anunciou que mais de 8,5 mil servidores entre professores, coordenadores e gestores de escola vão receber recurso do Fundeb. Descontentes por terem sido excluídos do benefício, servidores foram para frente da Casa Civil nesta quarta (24) em protesto. Servidores administrativos da Educação do AC protestam em frente à Casa Civil para também receberem abono salarial

Eldérico Silva/Rede Amazônica

O governador Gladson Cameli anunciou, nessa terça-feira (23), o pagamento de abono salarial de R$ 16,6 mil a mais de 8,5 mil servidores da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Excluídos do benefício, os trabalhadores de apoio e administrativo foram para frente da Casa Civil nesta quarta (24) para protestar.

Segurando cartazes com os dizeres: “Governador, nos respeite!”, “Nós também temos direito” e “Assistente também é educador”, o grupo pediu abono salarial para todos os servidores da Educação. O grupo fechou a Avenida Brasil e o trânsito no Centro da capital ficou congestionado.

Nessa terça, o governador assinou o projeto de lei que concede abono salarial aos profissionais da área. O recurso faz parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Governador Gladson Cameli anunciou abono de R$ 16,6 mil a professores do Acre

Marcos Vicentti/Secom

O projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e, após aprovado, o abono deve ser pago até o próximo 31 de dezembro.

Conforme o governo, o abono deve ser concedido aos professores, especialistas em educação, coordenadores de ensino, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e servidores cedidos que estejam na função de magistério e direção escolar e lotados nas unidades de ensino.

A concessão do benefício foi analisada, segundo o governo, pelo Tribunal de Contas do Acre, que autorizou o uso de 70% dos recursos do Fundeb para o pagamento dos profissionais.

Com cartazes, grupo pediu abono salarial para todos os servidores da Educação do Acre

Eldérico Silva/Rede Amazônica

O servidor da Escola Marina Vicente Gomes no bairro Boa União, Ronaldo Teles, disse que os trabalhadores do administrativo e de apoio também têm direito ao benefício e que o recurso do Fundeb deve ser dividido entre todos.

“Nossa reivindicação é essa. O Fundeb foi dividido só entre os professores e nós funcionários de apoio e administrativo não ganhamos nada, nem um muito obrigado por trabalhar o ano inteiro, de manhã, tarde e noite, e de forma nenhuma fomos contemplados com isso. O governador deveria ter feito o rateio com todos os funcionários da Educação, porque todos nós somos servidores da Educação. Viemos cobrar essa satisfação e para ele nos incluir”, afirmou Teles.

Vídeos: g1 em 1 Minuto

Colaborou Eldérico Silva da Rede Amazônica Acre.