RORAIMA PROIBE EXPEDIÇÃO DE NOVAS LICENÇAS PARA PRÁTICA DE PESCA ESPORTIVA EM CARACARAÍ

Proibição é válida para o rio Água Boa do Univini e visa a preservação da espécie de peixe Tucunaré da Amazônia, encontrada na região. O tucunaré-açu é a maior espécie de tucunaré da amazônia.

RORAIMA PROIBE EXPEDIÇÃO DE NOVAS LICENÇAS PARA PRÁTICA DE PESCA ESPORTIVA EM CARACARAÍ

RORAIMA - O governo de Roraima, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Femarh), proibiu a expedição de novos licenciamentos para a prática de pesca esportiva Rio Água Boa do Univini, no município de Caracaraí, região Sul de Roraima. A proibição foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Trecho da portaria, divulgada no dia 22 de novembro e assinada pelo governador Antonio Denarium (PP), afirma que a proibição visa a preservação da espécie de peixe Tucunaré da Amazônia, encontrada na região. O Rio Água Boa do Univini e afluente do Rio Branco.

Além disso, a publicação também prevê que a emissão de novos licenciamentos fica "condicionada à existência de estudos de viabilidade e capacidade técnica dos rios, devidamente registrados e validados pela Fermarh".

Além do Rio Água Boa do Univini, a pesca do Tucunaré da Amazônia para fins comerciais e amadores, também é proibida, por meio da lei nº 1540 de 2021, nos rios Itapará, em Rorainópolis, Xeruini, em Caracaraí, e Jufari, na fronteira com o estado do Amazonas, todos no Sul de Roraima. No caso da pesca esportiva, o interessado deve ter autorização da Femarh.