RORAIMA PROIBE EXPEDIÇÃO DE NOVAS LICENÇAS PARA PRÁTICA DE PESCA ESPORTIVA EM CARACARAÍ

Proibi√ß√£o √© v√°lida para o rio √Āgua Boa do Univini e visa a preserva√ß√£o da esp√©cie de peixe Tucunar√© da Amaz√īnia, encontrada na regi√£o. O tucunar√©-a√ßu √© a maior esp√©cie de tucunar√© da amaz√īnia.

RORAIMA PROIBE EXPEDIÇÃO DE NOVAS LICENÇAS PARA PRÁTICA DE PESCA ESPORTIVA EM CARACARAÍ

RORAIMA - O governo de Roraima, por meio da Funda√ß√£o Estadual do Meio Ambiente (Femarh), proibiu a expedi√ß√£o de novos licenciamentos para a pr√°tica de pesca esportiva Rio Água Boa do Univini, no munic√≠pio de Caracara√≠, regi√£o Sul de Roraima. A proibi√ß√£o foi publicada no Di√°rio Oficial do Estado (DOE).

Trecho da portaria, divulgada no dia 22 de novembro e assinada pelo governador Antonio Denarium (PP), afirma que a proibi√ß√£o visa a preserva√ß√£o da espécie de peixe Tucunaré da Amazônia, encontrada na regi√£o. O Rio Água Boa do Univini e afluente do Rio Branco.

Além disso, a publica√ß√£o também prev√™ que a emiss√£o de novos licenciamentos fica "condicionada à exist√™ncia de estudos de viabilidade e capacidade técnica dos rios, devidamente registrados e validados pela Fermarh".

Além do Rio Água Boa do Univini, a pesca do Tucunaré da Amazônia para fins comerciais e amadores, também é proibida, por meio da lei n¬ļ 1540 de 2021, nos rios Itapar√°, em Rorainópolis, Xeruini, em Caracara√≠, e Jufari, na fronteira com o estado do Amazonas, todos no Sul de Roraima. No caso da pesca esportiva, o interessado deve ter autoriza√ß√£o da Femarh.