Invasão de garimpeiros no rio Madeira: o que se sabe e o que falta esclarecer

Invasão de garimpeiros no rio Madeira: o que se sabe e o que falta esclarecer
Grupo instalou centenas de dragas e balsas na região, há pelo menos 15 dias, para exploração ilegal de ouro. No local, foi formada uma espécie de 'vila flutuante' para a atividade. Dragas atracam no Rio Madeira, próximo ao município de Autazes.

Silas Laurentino

Garimpeiros invadiram o Rio Madeira, no interior do Amazonas, com centenas de dragas e balsas para exploração ilegal de ouro. Há pelo menos 15 dias, eles se instalaram na região e formaram uma espécie de "vila flutuante" para a atividade.

Nesta reportagem, você entenderá o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a situação:

Por que os garimpeiros ocuparam o local agora?

Em qual trecho do rio eles realizam o garimpo ilegal?

A exploração de ouro é permitida na região?

O que os órgãos de controle estão fazendo para impedir a invasão?

Por que a presença das dragas irregulares não foi impedida até agora?

Além da exploração ilegal, há outros crimes praticados na área?

Dezenas de balsas de garimpo ilegal atracam no Rio Madeira no AM

Por que os garimpeiros ocuparam o local agora?

A presença de garimpeiros com balsas atuando na extração de ouro ao longo do rio Madeira não é novidade. Porém, a grande quantidade de dragas e balsas atuando no mesmo trecho chamou atenção, e a imagem impressiona.

Moradores da região relatam que garimpeiros começaram a compartilhar, nas últimas semanas, a informação de que haveria ouro naquele trecho específico, de forma informal. Eles começaram a chegar no local há cerca de 15 dias.

GREENPEACE: 'Operando naturalmente à luz do dia sem ser incomodada por ninguém'

FOTOS: Centenas de balsas e dragas bloqueiam trecho do Rio Madeira para garimpo ilegal

Em qual trecho do rio eles montaram a "vila flutuante" para o garimpo ilegal?

A situação ocorre próximo à comunidade de Rosário, no município de Autazes, distante 113 quilômetros de Manaus.

O trecho ocupado é usado para deslocamento de moradores de Nova Olinda do Norte, Borba e Novo Aripuanã para chegar a Manaus em lanchas. O trajeto é mais curto do que utilizando a BR-319, que é conhecida por estar muito deteriorada.

Balsas e dragas se instalam no rio Madeira para garimpo ilegal. Infográfico elaborado em: 24/11/2021.

g1

A exploração de ouro é permitida na região?

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informou, em nota, que atividades de exploração mineral naquela região não estão licenciadas, portanto, se existindo de fato, são irregulares.

O Ministério Público Federal (MPF) também ratificou que a extração de ouro na região do rio Madeira não é amparada por licença ambiental expedida pela autoridade ambiental competente ou por título de lavra emitido pela Agência Nacional de Mineração, o que torna essa atividade ilegal.

Presença de garimpeiros assustou moradores de comunidade no rio Madeira, no Amazonas.

REUTERS/Bruno Kelly

Por que a presença das dragas irregulares não foi impedida até agora?

Essa é uma das questões que ainda não foram esclarecidas. O ativista do Greenpeace Danicley de Aguiar denunciou que a falta de fiscalização permitiu o avanço da atividade ilegal.

"Nós estamos vendo aqui um conjunto de mais de 300 balsas colocadas numa ponta de rio, sem licença ambiental alguma, mas operando naturalmente à luz do dia sem ser incomodada por ninguém. São 300 balsas a menos de 30 minutos de voo da maior cidade da Amazônia e elas colocam aí em risco também toda a saúde pública da região", afirmou Aguiar.

Garimpeiros instalaram centenas de dragas e balsas nos últimos 15 dias no rio Madeira, no Amazonas.

REUTERS/Bruno Kelly

GARIMPO ILEGAL: Greenpeace contabiliza 300 embarcações para exploração no rio Madeira

PEDIDO: MPF recomenda ações emergenciais para retirada de garimpo ilegal no rio Madeira

O que os órgãos de controle estão fazendo para impedir a invasão?

Até então, nenhuma ação concreta foi feita para retirar os garimpeiros do local. Questionados pelo g1, órgãos de controle informaram que estavam apurando a situação.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informou, nesta quarta-feira (24), que está buscando informações, com intuito de planejar e realizar as devidas ações no âmbito de sua competência, integrado aos demais órgãos estaduais e federais.

O órgão também afirmou que comunicaria o fato ao comando da Segurança Pública do Amazonas (SSP), além de pedir apoio federal para apurar a ocorrência.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que teve ciência do caso e, nesta terça-feira (23), reuniu-se com o Ipaam para alinhar as informações, a fim de tomar as devidas providências e coordenar uma fiscalização de garimpo na região.

A Polícia Federal informou que tomou conhecimento das atividades ilícitas que estão ocorrendo no Rio Madeira, e "juntamente com outras instituições, estabelecerá as melhores estratégias para o enfrentamento do problema e interrupção dos danos ambientais".

Além da exploração ilegal, há outros crimes praticados na área?

O Ipaam destacou que, além da mineração, pode haver outras possíveis ilegalidades que devem ser investigadas, tais como: mão de obra escrava, tráfico, contrabando e problemas com a capitania dos portos.

Centenas de balsas de garimpo ilegal desafiam fiscalização e tomam conta de trecho do rio Madeira, na Amazônia

Os vídeos mais assistidos do Amazonas