Prefeito anuncia cancelamento de festas do Réveillon 2022 em São Luís

Prefeito anuncia cancelamento de festas do Réveillon 2022 em São Luís
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (29). Eduardo Braide diz que decisão foi tomada devido ao surgimento da variante africana Ômicron e por isso, o momento pede prudência. Réveillon na Avenida Litorânea, em São Luís, teve a participação de milhares de pessoas

Paulo Soares/O Estado

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou na noite desta segunda-feira (29), que não serão realizadas, pelo Município, as tradicionais festas de Réveillon 2022. Além da capital maranhense, outras seis capitais brasileiras já decidiram suspender a realização das festas.

De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada devido ao surgimento da nova variante do novo coronavírus, a ômicron e por isso, o momento pede prudência. Até o momento, nenhum caso suspeito foi identificado no Maranhão.

B.1.1.529: veja países que já restringiram voos devido à nova variante do coronavírus

O que se sabe sobre nova variante detectada na África do Sul

OMS diz que precisa de várias semanas para compreender melhor nova variante do coronavírus

"Temos enfrentado a pandemia com determinação. Com isso, diante do surgimento da nova variante do coronavírus, tomei a decisão de não realizarmos o Réveillon em São Luís. O momento nos pede prudência e responsabilidade. A nossa principal missão é cuidar das pessoas, disse o prefeito.

Além da Prefeitura de São Luís, o Governo do Estado também realiza tradicionalmente festas de Réveillon na orla de São Luís.

Procurada pelo g1, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) disse que ainda não está confirmada a festa de Réveillon 2020 no Maranhão. Segundo a pasta, o governo está avaliando a situação sanitária e a realização vai depender dos indicadores epidemiológicos e do aval de autoridades científicas.

De acordo com a Secma, o estado possui estrutura e respaldo burocrático para executar a festa e vem trabalhando com a perspectiva de cancelamento da festa, caso seja necessário, para a garantia da segurança sanitária da população.

Nova variante

Chamada de variante ômicron (B.1.1.529) preocupa pois tem 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína S (spike) – a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19. A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético.

O Brasil fechou as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África a partir desta segunda-feira (29). A restrição valerá para passageiros vindos de África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Para evitar o contágio, é recomendável usar máscara, higienizar as mãos (com água e sabão ou álcool em gel), além da vacinação contra Covid-19.

Nota na íntegra da Secretaria de Estado da Cultura (Secma):

"A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) esclarece que, até o presente momento, a festa de Réveillon 2022 no Maranhão ainda não está confirmada. O Governo do Estado está avaliando a situação sanitária e a realização (ou não) da festa da virada dependerá dos indicadores epidemiológicos e do aval das autoridades científicas.

A Secma informa, ainda, que a gestão estadual conta com estrutura e respaldo burocrático para executar o Réveillon de 2022, caso o cenário da pandemia seja favorável. Entretanto, a Secretaria também vem trabalhando com a perspectiva de cancelamento da festa - caso seja necessário - para a garantia da segurança sanitária da população".