Startup amazonense desenvolve projeto de 'barco voador' com condições para operar no território amazônico

Startup amazonense desenvolve projeto de 'barco voador' com condições para operar no território amazônico
A aeronave terá a capacidade de transporte de 10 passageiros. Decolagem e pouso serão feitos nos rios, inclusive em períodos de seca. Barco voador desenvolvido pela AeroRiver poderá decolar e pousar nos rios.

Divulgação

A startup amazonense AeroRiver desenvolveu o projeto de um Barco Voador (Ecranoplano) adaptado às condições operacionais do território amazônico.

A aeronave terá a capacidade de transporte de 10 passageiros ou o equivalente a uma tonelada em carga, com velocidade de cruzeiro em torno de 150 km/h.

Um dos fundadores da startup é Lucas Guimarães, que cursa Doutorado em Engenharia Aeronáutica. Ele explica que a decolagem e pouso serão feitos nos rios, utilizando o casco desenvolvido para esse propósito.

A região amazônica é extensa em território e a conexão entre as suas cidades é feita majoritariamente pelos rios. Segundo a startup, o veículo de efeito solo (barco voador) é até 300% mais rápido que as embarcações mais rápidas utilizadas para transporte atualmente na região.

Startup desenvolve projeto de 'barco voador' com condições para operar no território amazônico.

Divulgação

Para Felipe Bortolete, outro fundador da AeroRiver, que é doutorando em Engenharia Aeronáutica, uma outra grande vantagem desse veículo é a independência sazonal à região.

"Isso quer dizer que ele está pronto para operar até mesmo na época de seca dos rios, podendo, portanto, manter a regularidade no transporte de pessoas e cargas de toda a Amazônia, sempre com a mesma velocidade, além de ser 50% mais econômico que as demais aeronaves", informou.

Além disso, o projeto dispensa custos elevados de infraestrutura e manutenção de aeroportos, tendo em vista que a sua operação é feita exclusivamente na água.

Maiores informações sobre o AeroRiver podem ser acessadas no site: https://www.aeroriver.com.br/.

Segundo lugar no ITA Challenge

O projeto de "barco voador" garantiu o segundo lugar no ITA Challenge, competição que visa difundir a cultura de empreendedorismo e inovação na comunidade acadêmica.

O desafio busca estimular o espírito empreendedor dos alunos e desenvolver suas habilidades em criar, desenvolver e gerir negócios criativos e inovadores em equipe, demonstrando a viabilidade técnica e comercial de suas ideias, aliando o conhecimento teórico ao prático.

A competição é uma iniciativa do Laboratório Aberto CCM-ITA e do Centro de Competência em Manufatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (CCM-ITA), e acontece anualmente desde 2013.

A questão da sustentabilidade e do impacto ambiental foram diferenciais apresentados pelo AeroRiver, que fizeram o projeto se destacar na competição.

Os vídeos mais assistidos do Amazonas